Tecnologia possibilita aproveitamento maior de açúcares para a produção de etanol de segunda geração (Foto: Eduardo Cesar/Revista Pesquisa FAPESP)

Unicamp deposita a milésima patente
01 de agosto de 2016

Tecnologia possibilita aproveitamento maior de açúcares para a produção de etanol de segunda geração

Unicamp deposita a milésima patente

Tecnologia possibilita aproveitamento maior de açúcares para a produção de etanol de segunda geração

01 de agosto de 2016

Tecnologia possibilita aproveitamento maior de açúcares para a produção de etanol de segunda geração (Foto: Eduardo Cesar/Revista Pesquisa FAPESP)

 

Agência FAPESP – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) alcançou a marca de 1.000 patentes ativas após o depósito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) da tecnologia “Levedura industrial geneticamente modificada LVY127 com a via oxi-redutiva de conversão de xilose, cassetes de expressão gênica, processo de obtenção de etanol 2G e uso da levedura LVY127”, de acordo com o Departamento de Comunicação da Agência Inova Unicamp.

A tecnologia, cujos inventores são o professor Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, do Instituto de Biologia, e os alunos Leandro Vieira dos Santos e Renan Augusto Siqueira Pirolla, consiste em uma levedura modificada geneticamente capaz de aproveitar mais açúcares para a produção de etanol de segunda geração.

“É uma grande conquista chegarmos a mil patentes no ano em que a universidade completa 50 anos. A Agência de Inovação trabalha ativamente para não apenas proteger as tecnologias desenvolvidas no âmbito da universidade, mas também para levá-las até o mercado, impactando positivamente a sociedade a partir do oferecimento de produtos, processos e serviços melhores, de alto valor agregado. Sendo assim o nosso desafio está agora em licenciar essas patentes”, afirma o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, professor Milton Mori.

De acordo com o último levantamento da Agência de Inovação Inova Unicamp, o órgão responsável pela gestão da Propriedade Intelectual e da Transferência de Tecnologia dentro da universidade, 125 das 1.000 patentes estão licenciadas para o mercado. Levantamento realizado pelo INPI em 2015 apontou que a Unicamp é a terceira maior patenteadora do país. Na série dos últimos 15 anos do INPI, a Unicamp aparece como a universidade com o maior número de patentes depositadas.

A tecnologia desenvolvida na Unicamp, com a modificação genética da levedura, permite um aproveitamento 38,4% maior dos açúcares presentes na glicose e na xilose. “É como se tivéssemos uma plantação com 100 unidades de cana-de-açúcar e 38 delas não fossem aproveitadas. É uma quantidade muito grande. Nesse sentido, a tecnologia está ampliando nossos horizontes, nos permitindo maximizar o aproveitamento dessa terra”, afirma Guimarães Pereira. “O Brasil produz muita ciência. A questão é que as pessoas só percebem esse conhecimento quando a tecnologia muda a vida delas. Esse é um trabalho de todos nós da Unicamp”, finaliza.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.