Sistema que permite analisar evolução de crimes em área urbana é premiado em conferência de computação | AGÊNCIA FAPESP

Ferramenta baseada em inteligência artificial foi desenvolvida por pesquisadores da USP ligados a dois CEPIDS da FAPESP. Premiação ocorreu em evento da Sociedade Brasileira de Computação (imagem: CeMEAI/divulgação)

Sistema que permite analisar evolução de crimes em área urbana é premiado em conferência de computação

02 de dezembro de 2020

Agência FAPESP – O artigo “Mirante: A visualization tool for analyzing urban crimes” foi reconhecido como um dos três melhores trabalhos na categoria Best Computer Graphics/Visualization Main Track Papers Awards durante a 33ª Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI 2020), que é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação.

No trabalho, pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos – apresentam a ferramenta Mirante, que permite diagnosticar como o crime evolui em regiões específicas das cidades, chegando a indicar o que ocorre em cada rua, contribuindo para a compreensão dos motivos que levam certos tipos de crimes a ocorrer mais em determinadas regiões (leia mais em agencia.fapesp.br/33768/).

Entre os autores estão o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) Luis Gustavo Nonato e os doutorandos Jaqueline Silveira e Germain García Zanabria, do Laboratório de Visualização, Imagens e Computação Gráfica do ICMC-USP.

O trabalho foi realizado em coautoria com os pesquisadores Marcelo Nery, Sérgio Adorno e Erick Gómez Nieto, os três do Núcleo de Estudos da Violência (NEV), além de Jorge Poco, da Fundação Getúlio Vargas. O NEV é um CEPID da FAPESP sediado na USP de São Paulo.

Outros bolsistas e pesquisadores com apoio da FAPESP também foram premiados. Alceu Bissoto e a professora Sandra Avila, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ganharam na categoria Best M. Sc. Dissertations Awards in the Workshop of Theses and Dissertations, pelo artigo “Improving Skin Lesion Analysis with Generative Adversarial Networks”.

Lucas Fernando Alvarenga e Silva e o professor Jurandy Almeida, ambos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foram homenageados na categoria Best Work Award in the Workshop of Undergraduate Works, pelo artigo “Adaptação de Domínio usando Camadas de Alinhamento de Domínio com Várias Fontes”.

A lista completa dos artigos premiados e das menções honrosas pode ser consultada no site do SIBGRAPI 2020.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados