Alunos de pós-graduação do centro apoiado pela FAPESP e pela Shell participaram do Geneva Challenge 2020, que visa buscar soluções inovadoras para enfrentar desafios da inclusão social (imagem: divulgação)

Projeto do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás da USP é semifinalista em competição internacional
09 de novembro de 2020

Alunos de pós-graduação do centro apoiado pela FAPESP e pela Shell participaram do Geneva Challenge 2020, que visa buscar soluções inovadoras para enfrentar desafios da inclusão social

Projeto do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás da USP é semifinalista em competição internacional

Alunos de pós-graduação do centro apoiado pela FAPESP e pela Shell participaram do Geneva Challenge 2020, que visa buscar soluções inovadoras para enfrentar desafios da inclusão social

09 de novembro de 2020

Alunos de pós-graduação do centro apoiado pela FAPESP e pela Shell participaram do Geneva Challenge 2020, que visa buscar soluções inovadoras para enfrentar desafios da inclusão social (imagem: divulgação)

 

Agência FAPESP * – Uma equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) foi semifinalista do Geneva Challenge 2020 - Advancing Development Goals International Contest, ficando entre os três melhores grupos da América Latina.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e pela Shell na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Voltada para alunos de mestrado, a atual edição da competição teve o objetivo de apresentar soluções inovadoras para enfrentar os desafios da inclusão social.

Os estudantes criaram o projeto de uma plataforma digital, chamada Novus Via, que conecta ex-presidiários a oportunidades de trabalho, educação, orientação profissional e atendimento psicológico.

O grupo é constituído por Maria Rogieri Pelissari, Mariana Oliveira Barbosa e Luis Guilherme Larizzatti Zacharias, todos mestrandos no Instituto de Energia e Ambiente da USP, e Ingrid Souto Maia Lamoso, mestranda no Instituto de Geociências da USP.

Na concepção do projeto, os alunos analisaram diferentes aspectos relacionados à população carcerária no Brasil, terceira maior do mundo: as condições precárias das prisões e a superlotação; a falta de assistência social do Estado após a liberação e as dificuldades para reintegração na sociedade; obstáculos no acesso à informação, assistência jurídica, emprego e centros de atendimento; o alto percentual de reincidência criminal e o papel da educação e do trabalho na redução dessa taxa.

Segundo os pesquisadores, em entrevista para a Acadêmica Agência de Comunicação, o objetivo do projeto é criar uma estrutura para oferecer oportunidades aos egressos do sistema prisional, seguindo a promessa central da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): “Não deixar ninguém para trás”.

Ao se cadastrar no site, o indivíduo teria acesso a vagas de emprego, cursos gratuitos ou de baixo custo, orientação profissional, assistência social e atendimento psicológico. Tudo isso com dados georreferenciados, de acordo com a localização do usuário.

Atualmente, os estudantes estão em busca de parcerias para tirar o projeto do papel e desenvolver a plataforma.

Organizado pelo Graduate Institute of International and Development Studies, de Genebra, Suíça, o Geneva Challenge é uma competição para alunos de mestrado com o objetivo de estimular projetos inovadores e soluções para problemas internacionais, a partir de colaborações interdisciplinares entre estudantes de vários lugares do mundo.

O concurso selecionou cinco equipes, uma de cada continente, e distribuiu 25 mil francos suíços aos vencedores.

*Com informações da Acadêmica Agência de Comunicação.
 

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