Professor da UFSCar vence a primeira edição do Prêmio José Arana Varela | AGÊNCIA FAPESP

Professor da UFSCar vence a primeira edição do Prêmio José Arana Varela Premiação homenageia os personagens de destaque na pesquisa e inovação em novos materiais. O vencedor, Edson Leite, é vice-diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, um CEPID da FAPESP (foto: CDMF/divulgação)

Professor da UFSCar vence a primeira edição do Prêmio José Arana Varela

04 de novembro de 2021

Agência FAPESP* – Edson Leite, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar) e vice-diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi o vencedor da primeira edição do Prêmio José Arana Varela, concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat).

O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na UFSCar.

Leite é integrante da World Academy of Ceramics e membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Em 2014, foi copresidente da MRS Spring Meeting, nos Estados Unidos. Em 2019, foi eleito para a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O anúncio do resultado foi feito durante o 19º Brazil MRS Meeting. A premiação foi criada para laurear os personagens de destaque na pesquisa e inovação em novos materiais e homenageia José Arana Varela(1944-2016), que foi professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara e diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP. Varella também foi presidente da SBPMat e coordenador em Inovação e vice-diretor do CDMF.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do CDMF.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados