Duas vagas estão disponíveis em projetos conduzidos no Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, um CEPID da FAPESP na USP de São Carlos (imagem: Gerd Altmann / Pixabay)

Pós-doutorado em teoria da computação e aprendizado de máquina
20 de fevereiro de 2020

Duas vagas estão disponíveis em projetos conduzidos no Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, um CEPID da FAPESP na USP de São Carlos

Pós-doutorado em teoria da computação e aprendizado de máquina

Duas vagas estão disponíveis em projetos conduzidos no Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, um CEPID da FAPESP na USP de São Carlos

20 de fevereiro de 2020

Duas vagas estão disponíveis em projetos conduzidos no Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, um CEPID da FAPESP na USP de São Carlos (imagem: Gerd Altmann / Pixabay)

 

Agência FAPESP – O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) oferece duas Bolsas FAPESP de Pós-Doutorado. O prazo de inscrição vai até 5 de março de 2020.

O CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP e sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) em São Carlos.

A primeira vaga é para a área de teoria da computação. O selecionado participará do subprojeto “Emprego de aprendizado supervisionado para a análise de peso e grau de acabamento de bovinos na pecuária de precisão”. Serão empregadas técnicas de aprendizado supervisionado para modelar sistemas de equações diferenciais para representar os bancos de dados agropecuários.

Os candidatos devem ter graduação em matemática e ter finalizado, nos últimos cinco anos, o doutorado em estatística ou áreas afins. Os critérios de seleção incluem conhecimentos em matemática, estatística, processos estocásticos, modelos de equações diferenciais e não lineares, pesquisa operacional, análise bayesiana, estatística experimental, análise multivariada, bootstrap, simulação Monte Carlo e estatística computacional.

Também é desejável que o candidato tenha experiência anterior em grupo de pesquisa multidisciplinar e que tenha colaborado em projetos de pesquisa com empresas, startups ou instituições governamentais.

O segundo bolsista estará dedicado ao subprojeto “Aprendizado de Máquina com ênfase em Séries Temporais Fuzzy”. Os candidatos devem ter finalizado o doutorado em ciência da computação nos últimos sete anos. Os critérios de seleção incluem conhecimentos em aprendizado de máquina, teoria de conjuntos e previsão de séries temporais fuzzy.

As inscrições para ambas as vagas podem ser feitas pelo e-mail mello@icmc.usp.br do professor Rodrigo Fernandes de Mello. Devem ser enviados os seguintes itens em arquivo PDF: carta de interesse com informações completas de contato, ano de graduação e status de cidadania/imigração, respondendo concisamente se está incluso nas exigências para a vaga acima; currículo; carta de apresentação com nomes e contatos de três profissionais de referências. No campo assunto deve constar: “CEPID Postdoc”.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3470 e www.fapesp.br/oportunidades/3471.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.