Pós-Doutorado em Imunologia na USP com Bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Bolsista desenvolverá projetos que procura elucidar mecanismos imunomoduladores de doença causada pela inalação de propágulos aéreos do fungo Paracoccidioides brasiliensis (imagem: Wikimedia Commons)

Pós-Doutorado em Imunologia na USP com Bolsa da FAPESP

14 de agosto de 2015

Agência FAPESP – O Laboratório de Imunoparasitologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de bolsa de Pós-Doutorado em Imunologia. As inscrições encerram em 25 de agosto.

A bolsa integra o Projeto Temático "Modulação da diferenciação de linfócitos T em infecções por protozoários, fungos e bactérias", apoiado pela FAPESP.

O bolsista desenvolverá projeto que vise a elucidação dos mecanismos imunomoduladores durante a paracoccidioidomicose, uma doença crônica, sistêmica e granulomatosa, causada pela inalação de propágulos aéreos do fungo Paracoccidioides brasiliensis.

O trabalho visa avaliar o papel do receptor ST2 na resposta imune durante a infecção experimental por P. brasiliensis. O trabalho terá como objetivos específicos: avaliar se o eixo IL-33/ST2 confere resistência ou suscetibilidade à infecção por P. brasiliensis; avaliar o comprometimento pulmonar em animais Balb/c e geneticamente deficientes do receptor ST2, durante a infecção por P. brasiliensis; determinar a recuperação fúngica (CFU) no pulmão, baço e fígado desses animais; avaliar o perfil inflamatório, bem como fenotipar o infiltrado inflamatório no tecido pulmonar; e avaliar a produção de citocinas pró e anti-inflamatórias, a expressão de quimiocinas e seus receptores, bem como a produção de NO durante a infecção.

O candidato deve ter formação na área de imunologia, bem como experiência em modelos animais de infecção por P. brasiliensis, cultivo celular e de leveduras, citometria de fluxo, PCR em Tempo Real e ELISA.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/866.

Os interessados devem enviar e-mail para João Santana da Silva, coordenador do projeto, atestando interesse, e link para o currículo Lattes atualizado, no endereço jsdsilva@fmrp.usp.br.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados