São duas vagas em pesquisa que tem apoio da FAPESP, do conselho de pesquisa britânico Medical Research Council e do Fundo Newton (imagem: CDC)

Pós-doutorado em Biologia de tripanossomas com Bolsa da FAPESP
24 de junho de 2019

São duas vagas em pesquisa que tem apoio da FAPESP, do conselho de pesquisa britânico Medical Research Council e do Fundo Newton

Pós-doutorado em Biologia de tripanossomas com Bolsa da FAPESP

São duas vagas em pesquisa que tem apoio da FAPESP, do conselho de pesquisa britânico Medical Research Council e do Fundo Newton

24 de junho de 2019

São duas vagas em pesquisa que tem apoio da FAPESP, do conselho de pesquisa britânico Medical Research Council e do Fundo Newton (imagem: CDC)

 

Agência FAPESP – Duas bolsas de pós-Doutorado da FAPESP são oferecidas pelo projeto “Uma rede para uma biologia integrativa em doenças negligenciadas: conectando a epigenética, o metabolismo e a biologia celular em tripanossomatídeos patogênicos”. Inscrições serão recebidas até 30 de junho de 2019.

O projeto tem apoio da FAPESP, do conselho de pesquisa britânico Medical Research Council (MRC) e do Fundo Newton.

O objetivo do projeto é compreender a interação entre três processos celulares fundamentais – o metabolismo, o ciclo celular e a regulação epigenética da expressão gênica –, buscando uma compreensão mais ampla de como o ambiente metabólico afeta a proliferação de parasitas tripanossomatídeos e determina adaptações herdáveis.

Para uma das vagas, o bolsista será supervisionado por Maria Carolina Elias, do Instituto Butantan, e por Ariel Silber, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). O pós-doutorando participará do subprojeto “Chasing for chromatin-associated proteins and histone PTMs patterns associated to cell cycle stages and metabolic states in trypanosomes”. 

A segunda oportunidade é supervisionada pelos professores Luiz Tosi, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, e Otávio Thiemann, do Instituto de Física de São Carlos da USP. O bolsista trabalhará com o subprojeto “Estudo do perfil epigenético de células de Trypanosma cruzi e Leishmania major submetidas a danos no DNA”.  

Os candidatos devem ter doutorado em Biologia Molecular e Celular e Bioquímica. Também é necessário que o candidato tenha conhecimento prévio em epigenética, metabolismo de DNA e/ou biologia de tripanosssomas.

Os interessados devem enviar para o e-mail carolina.eliassabbaga@butantan.gov.br carta com sumário conciso de realizações anteriores em pesquisa e motivos do interesse, link para o currículo Lattes e três nomes e endereços de professores que possam fornecer cartas de referências.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em: www.fapesp.br/oportunidades/2889 e www.fapesp.br/oportunidades/2904.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.