Pós-doutorado em Biologia de tripanossomas com Bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

São duas vagas em pesquisa que tem apoio da FAPESP, do conselho de pesquisa britânico Medical Research Council e do Fundo Newton (imagem: CDC)

Pós-doutorado em Biologia de tripanossomas com Bolsa da FAPESP

24 de junho de 2019

Agência FAPESP – Duas bolsas de pós-Doutorado da FAPESP são oferecidas pelo projeto “Uma rede para uma biologia integrativa em doenças negligenciadas: conectando a epigenética, o metabolismo e a biologia celular em tripanossomatídeos patogênicos”. Inscrições serão recebidas até 30 de junho de 2019.

O projeto tem apoio da FAPESP, do conselho de pesquisa britânico Medical Research Council (MRC) e do Fundo Newton.

O objetivo do projeto é compreender a interação entre três processos celulares fundamentais – o metabolismo, o ciclo celular e a regulação epigenética da expressão gênica –, buscando uma compreensão mais ampla de como o ambiente metabólico afeta a proliferação de parasitas tripanossomatídeos e determina adaptações herdáveis.

Para uma das vagas, o bolsista será supervisionado por Maria Carolina Elias, do Instituto Butantan, e por Ariel Silber, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). O pós-doutorando participará do subprojeto “Chasing for chromatin-associated proteins and histone PTMs patterns associated to cell cycle stages and metabolic states in trypanosomes”. 

A segunda oportunidade é supervisionada pelos professores Luiz Tosi, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, e Otávio Thiemann, do Instituto de Física de São Carlos da USP. O bolsista trabalhará com o subprojeto “Estudo do perfil epigenético de células de Trypanosma cruzi e Leishmania major submetidas a danos no DNA”.  

Os candidatos devem ter doutorado em Biologia Molecular e Celular e Bioquímica. Também é necessário que o candidato tenha conhecimento prévio em epigenética, metabolismo de DNA e/ou biologia de tripanosssomas.

Os interessados devem enviar para o e-mail carolina.eliassabbaga@butantan.gov.br carta com sumário conciso de realizações anteriores em pesquisa e motivos do interesse, link para o currículo Lattes e três nomes e endereços de professores que possam fornecer cartas de referências.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em: www.fapesp.br/oportunidades/2889 e www.fapesp.br/oportunidades/2904.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados