Vagas são para projeto que estuda as rochas existentes no Maciço Poços de Caldas, em Minas Gerais (foto: Wikimedia Commons)

Pós-doutorado e treinamento técnico em geociências e física na USP
27 de abril de 2022

Vagas são para projeto que estuda as rochas existentes no Maciço Poços de Caldas, em Minas Gerais

Pós-doutorado e treinamento técnico em geociências e física na USP

Vagas são para projeto que estuda as rochas existentes no Maciço Poços de Caldas, em Minas Gerais

27 de abril de 2022

Vagas são para projeto que estuda as rochas existentes no Maciço Poços de Caldas, em Minas Gerais (foto: Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado e duas de treinamento técnico nível três (TT-3), todas com bolsa da FAPESP, são oferecidas pelo Projeto Temático “A Província Magmática Paraná: petrogênese, cronologia e impacto ambiental do magmatismo toleítico, alcalino e silícico Cretáceo na Plataforma Brasileira”. As inscrições devem ser feitas até sábado (30/04).

Desenvolvido no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP), o projeto propõe, para a oportunidade de pós-doutorado, a investigação geocronológica de fases minerais essenciais e acessórias de rochas alcalinas do Maciço Poços de Caldas (MG), particularmente por meio do método 40 Ar/ 39 Ar.

O candidato a essa vaga deve ter doutorado em geociências ou áreas relacionadas, além de experiência em projetos de pesquisa na área de geocronologia e/ou em mineralogia e petrologia de rochas alcalinas. São desejáveis conhecimentos de métodos geocronológicos e mineralógicos e do seu tratamento e modelagem, além de histórico de publicações relacionadas aos temas.

Os interessados devem enviar currículo, lista de publicações, carta de apresentação enfatizando experiências prévias e interesse pelo projeto, cópia do diploma de doutorado e contatos de duas referências para o e-mail do professor Silvio Vlach (srfvlach@usp.br).

A primeira oportunidade de treinamento técnico (TT-3) é direcionada a graduado em geociências ou áreas relacionadas, com ou sem experiência em anisotropias magnéticas, paleomagnetismo e magnetismo de rocha. A segunda vaga de TT-3 necessita de um graduado em física que queira receber treinamento em técnicas de microanálise e de microscopia eletrônica, de forma que possa dar suporte aos estudos a serem realizados em minerais e vidros de rochas magmáticas e seus equivalentes experimentais.

O candidato à primeira vaga de TT-3 deve enviar currículo, carta de apresentação destacando interesse pela vaga, cópia do diploma de graduação e o contato de duas referências para o e-mail de Maria Irene Bartolomeu Raposo (irene@usp.br), participante do projeto. Os interessados pela outra oportunidade devem enviar o histórico de graduação e informações de contato para o e-mail gastonenrich@usp.br.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/4960 e www.fapesp.br/oportunidades/4961, www.fapesp.br/oportunidades/4963.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.412,80 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.