Pós-doutorado e treinamento técnico em filogenia e bioinformática | AGÊNCIA FAPESP

Três oportunidades com bolsa da FAPESP estão disponíveis na USP para projeto de pesquisa sobre plantas neotropicais (foto: Wikipedia)

Pós-doutorado e treinamento técnico em filogenia e bioinformática

26 de junho de 2018

Agência FAPESP – Um projeto de pesquisa no Instituto de Biociências da USP abriu uma vaga de pós-doutorado e duas de treinamento técnico, com bolsas da FAPESP. O prazo de inscrição se encerra no dia 30 de junho de 2018.

As oportunidades são para o Projeto Temático Sapindales: filogenia e diversificação na região neotropical, coordenado pelo professor José Rubens Pirani.

As atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista de pós-doutorado incluem manipulação de DNA, uso de programas para análise de qualidade das sequências, pipelines e scripts desenvolvidos por usuários (tanto em R como em Perl), análises filogenéticas e manipulação de árvores. O bolsista também ajudará com a orientação de alunos (especialmente pós-graduação) e na escrita de manuscritos e propostas para financiamento por agências de fomento. As atividades serão realizadas na Universidade de São Paulo, nos campi da capital e de Piracicaba.

Para concorrer à vaga, o candidato precisa ter, entre outros requisitos, título de doutor em Sistemática/Filogenética/Biologia evolutiva ou áreas correlatas, publicação com sistemática vegetal e filogenética, inglês fluente e disponibilidade para viajar para fora do país e experiência com a preparação de bibliotecas e manuseio de dados genômicos.

Mais informações sobre a oportunidade estão em www.fapesp.br/oportunidades/2155.

A outra oportunidade disponível é de treinamento técnico nível cinco (TT-5). Suas atividades consistem no uso, aperfeiçoamento e eventual criação de ferramentas de bioinformática para os dados genômicos a serem usados no projeto, sejam provenientes de bancos de dados públicos ou gerados no próprio projeto.

O candidato para a vaga de TT-5 precisa ser graduado e especialista em tecnologia da informação. Exigem-se experiência em Linux e shell, em programação em Perl, Python e R. Além disso, é importante ter experiência prévia com análise de dados genômicos.

Mais informações sobre a oportunidade estão em www.fapesp.br/oportunidades/2156.

Para a oportunidade de treinamento técnico nível três (TT-3), as atividades previstas consistem no levantamento de informações de distribuição geográfica de Sapindales (ordem de plantas) neotropicais com base em referências bibliográficas e acervos de coleções nacionais e internacionais, assim como no georreferenciamento retrospectivo das informações obtidas com base em bancos de dados públicos.

O candidato da vaga precisa ter graduação em ciências biológicas, ciências da natureza ou áreas afins. São necessárias experiências com atividade de campo, com criação de chaves de identificação interativa e com levantamento em bases de dados bibliográficos, herbários virtuais e de dados taxonômicos. Experiência com o API do Google Maps em php ou html será considerado diferencial.

Mais informações sobre a oportunidade estão em www.fapesp.br/oportunidades/2157.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados