Três oportunidades com bolsa da FAPESP estão disponíveis na USP para projeto de pesquisa sobre plantas neotropicais (foto: Wikipedia)

Pós-doutorado e treinamento técnico em filogenia e bioinformática
26 de junho de 2018

Três oportunidades com bolsa da FAPESP estão disponíveis na USP para projeto de pesquisa sobre plantas neotropicais

Pós-doutorado e treinamento técnico em filogenia e bioinformática

Três oportunidades com bolsa da FAPESP estão disponíveis na USP para projeto de pesquisa sobre plantas neotropicais

26 de junho de 2018

Três oportunidades com bolsa da FAPESP estão disponíveis na USP para projeto de pesquisa sobre plantas neotropicais (foto: Wikipedia)

 

Agência FAPESP – Um projeto de pesquisa no Instituto de Biociências da USP abriu uma vaga de pós-doutorado e duas de treinamento técnico, com bolsas da FAPESP. O prazo de inscrição se encerra no dia 30 de junho de 2018.

As oportunidades são para o Projeto Temático Sapindales: filogenia e diversificação na região neotropical, coordenado pelo professor José Rubens Pirani.

As atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista de pós-doutorado incluem manipulação de DNA, uso de programas para análise de qualidade das sequências, pipelines e scripts desenvolvidos por usuários (tanto em R como em Perl), análises filogenéticas e manipulação de árvores. O bolsista também ajudará com a orientação de alunos (especialmente pós-graduação) e na escrita de manuscritos e propostas para financiamento por agências de fomento. As atividades serão realizadas na Universidade de São Paulo, nos campi da capital e de Piracicaba.

Para concorrer à vaga, o candidato precisa ter, entre outros requisitos, título de doutor em Sistemática/Filogenética/Biologia evolutiva ou áreas correlatas, publicação com sistemática vegetal e filogenética, inglês fluente e disponibilidade para viajar para fora do país e experiência com a preparação de bibliotecas e manuseio de dados genômicos.

Mais informações sobre a oportunidade estão em www.fapesp.br/oportunidades/2155.

A outra oportunidade disponível é de treinamento técnico nível cinco (TT-5). Suas atividades consistem no uso, aperfeiçoamento e eventual criação de ferramentas de bioinformática para os dados genômicos a serem usados no projeto, sejam provenientes de bancos de dados públicos ou gerados no próprio projeto.

O candidato para a vaga de TT-5 precisa ser graduado e especialista em tecnologia da informação. Exigem-se experiência em Linux e shell, em programação em Perl, Python e R. Além disso, é importante ter experiência prévia com análise de dados genômicos.

Mais informações sobre a oportunidade estão em www.fapesp.br/oportunidades/2156.

Para a oportunidade de treinamento técnico nível três (TT-3), as atividades previstas consistem no levantamento de informações de distribuição geográfica de Sapindales (ordem de plantas) neotropicais com base em referências bibliográficas e acervos de coleções nacionais e internacionais, assim como no georreferenciamento retrospectivo das informações obtidas com base em bancos de dados públicos.

O candidato da vaga precisa ter graduação em ciências biológicas, ciências da natureza ou áreas afins. São necessárias experiências com atividade de campo, com criação de chaves de identificação interativa e com levantamento em bases de dados bibliográficos, herbários virtuais e de dados taxonômicos. Experiência com o API do Google Maps em php ou html será considerado diferencial.

Mais informações sobre a oportunidade estão em www.fapesp.br/oportunidades/2157.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.