Oswaldo Alves recebe título de professor honoris causa da UFC | AGÊNCIA FAPESP

Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará concedeu a homenagem ao acadêmico por sua projeção e pela atuação em favor da ciência (foto: Antoninho Perri / Unicamp)

Oswaldo Alves recebe título de professor honoris causa da UFC

29 de janeiro de 2019

Agência FAPESPOswaldo Luiz Alves, professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi homenageado com o título de professor honoris causa da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O conselho universitário da UFC concedeu a homenagem ao acadêmico por sua projeção nacional e internacional e distinção na vida pública pela atuação em favor da ciência.

Colaborador do Programa de Pós-Graduação em física da UFC há mais de 30 anos, o interesse de pesquisa de Alves inclui compostos lamelares, nanocompósitos, quantum-dots, nanotubos inorgânicos, nanopartículas metálicas, vidros especiais para dispositivos fotônicos, desenvolvimento de nanoecomateriais e interação de nanoestruturas com biossistemas.

Alves é fundador e coordenador científico do Laboratório de Química do Estado Sólido da UFC. É membro da Sociedade Brasileira de Química, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Mundial de Ciências e da Royal Society of Chemistry, do Reino Unido. Possui 31 patentes depositadas, cinco patentes concedidas e um licenciamento. Em 2018, foi laureado com a Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Grã-Cruz.

Mais informações: https://bit.ly/2RAJcDC.