Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares seleciona candidatos nas áreas de Bioinformática, Imunoquímica e Dor e Analgesia (imagem: Wikimedia Commons)

Oportunidades de Pós-Doutorado no Instituto Butantan
05 de abril de 2016

Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares seleciona candidatos nas áreas de Bioinformática, Imunoquímica e Dor e Analgesia

Oportunidades de Pós-Doutorado no Instituto Butantan

Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares seleciona candidatos nas áreas de Bioinformática, Imunoquímica e Dor e Analgesia

05 de abril de 2016

Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares seleciona candidatos nas áreas de Bioinformática, Imunoquímica e Dor e Analgesia (imagem: Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – O Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares, resultado de parceria entre FAPESP, Glaxo-SmithKline e Instituto Butantan, oferece três oportunidades de Pós-Doutorado no Instituto Butantan, em São Paulo, com bolsas da FAPESP.

As bolsas estão vinculadas ao projeto “Rational approach for searching molecular targets involved in inflammatory events and cell survival”, no âmbito do Programa Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). Os prazos de inscrições encerram em 14 de abril.

A primeira bolsa é na área de Bioinformática, no Laboratório de Bioquímica e Biofísica. O bolsista terá a oportunidade de trabalhar na identificação de alvos moleculares e de vias de sinalização relacionados a processos inflamatórios em osteoartrite, artrite reumatoide, remodelagem tecidual/câncer e doenças metabólicas e neurodegenerativas.

Os candidatos devem ter título de doutor, preferencialmente em bioinformática. Mas serão considerados candidatos com formação em ciências da computação, estatística e ciências biomédicas. Devem ter experiência em ferramentas de bioinformática, especialmente mineração de dados, e capacidade de interpretar dados gerados nas plataformas Ômicas (genômica, transcriptômica, proteômica, lipodômica, metabolômica) para modelos in vitro e in vivo utilizados na triagem de moléculas bioativas (toxinas, venenos, secreção animal).

Espera-se que tenham fluência em pelo menos uma linguagem de programação, capacidade de aprender rapidamente novas ferramentas computacionais, experiência com Python, Perl, R, Java, C/C++, Linux e desenvolvimento de servidores web, como Django, além de conhecimento de banco de dados, tais como MySQL Server ou PostgreSQL, bem como experiência prévia em processamento e gerenciamento de dados de sequenciamento em larga escala.

O candidato deve, ainda, ter habilidade de planejar, desenvolver e delinear fluxogramas robustos, além de personalizar roteiros (scripts) para direcionar as análises de mineração de dados de larga escala visando gerar novas hipóteses relacionadas aos processos inflamatórios e imunológicos; e de instalar, configurar e gerenciar sistemas operacionais baseados em Linux.

Além disso, conhecimento em imunologia, processos inflamatórios, bioquímica, química/biologia computacional e bioinformática será fortemente considerado no processo de seleção.

Os candidatos interessados nesta vaga devem enviar carta de apresentação pontuando as atividades de pesquisa, curriculum vitae e duas cartas de recomendação para a pesquisadora principal Ana Marisa Chudzinski- Tavassi, no endereço ana.chudzinski@butantan.gov.br, com cópia para centd@butantan.gov.br.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1057/.

Imunoquímica

A segunda bolsa é na área de Imunoquímica. O bolsista integrará a equipe do projeto “Vias de sinalização envolvidas na resposta inflamatória em modelos de cultura 3D de osteoartrite”, no Laboratório de Imunoquímica do Instituto Butantan.

O pós-doutorando terá a oportunidade de trabalhar em um projeto sobre a identificação/elucidação e validação de novos alvos/vias envolvidos na osteoartrite, utilizando como ferramentas toxinas de venenos de animais peçonhentos.

Os candidatos devem ter doutorado em Imunologia, ter publicado pelo menos três artigos como primeiro autor em revistas internacionais, ter motivação para resolver problemas biológicos complexos no campo da descoberta de alvos moleculares, entre outras habilidades.

Espera-se que o candidato tenha experiência comprovada em culturas 3-D e em técnicas imunológicas, incluindo citometria de fluxo multicolor. Experiência em microscopia confocal, ressonância plasmônica de superfície, biologia molecular e bioinformática é também desejada.

Os interessados devem enviar carta de apresentação descrevendo realizações de pesquisa, curriculum vitae e duas cartas de recomendação para Denise V. Tambourgi, no endereço denise.tambourgi@butantan.gov.br, com cópia para centd@butantan.gov.br.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1055/.

Dor e Analgesia

A terceira bolsa de Pós-Doutorado, em Dor e Analgesia, está vinculada à área de Farmacologia no Laboratório Especial de Dor e Sinalização (LEDS) do Instituto Butantan.

O bolsista integrará a equipe do projeto “Mecanismos moleculares da dor na artrite: identificação de novos alvos para o desenvolvimento de drogas”, que visa caracterizar possíveis alvos moleculares importantes para o controle da artrite, usando, para isso, compostos derivados de venenos animais como ferramentas para essa caracterização. Serão utilizados modelos experimentais de artrite, in vivo e in vitro.

Os candidatos devem ter experiência em cultura celular, biologia molecular, biologia celular para análises 2D e 3D in vitro, aplicadas a tecidos neuronais e cultura de células, e em ensaios in vitro de avaliação de mecanismos de dor e analgesia, como técnicas de RT-PCR, imunohistoquimica, western blotting e adesão.

Os interessados devem submeter suas candidaturas, incluindo carta de apresentação delineando experiências em pesquisa, curriculum vitae e duas cartas de recomendação, para a pesquisadora Yara Cury no endereço yara.cury@butantan.gov.br, com cópia para centd@butantan.gov.br.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1056/.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.