Série do CEPID Neuromatemática apresenta episódio com doutorando do Instituto de Matemática e Estatística da USP sobre como notícias e redes sociais se influenciam mutuamente (imagem: divulgação)

Novo episódio do Faísca NeuroMat aborda redes sociais e a influência da imprensa
08 de setembro de 2020

08 de setembro de 2020

Agência FAPESP – “Redes sociais e a influência da imprensa - um modelo matemático” foi o tema do sexto episódio da série de vídeos Faísca NeuroMat, lançado no dia 1º de setembro de 2020.

A série é uma iniciativa do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sede na Universidade de São Paulo (USP).

O novo episódio teve a participação de Kádmo de Souza Laxa, doutorando em estatística do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, que falou sobre como notícias e redes sociais se influenciam mutuamente, provocando um grande número de comentários e fluxo de dados na rede. Ele também mostrou como a matemática pode ajudar a compreender este fenômeno.

Os episódios podem ser assistidos pelas páginas do NeuroMat no Facebook e no YouTube.

Apresentado pelo físico Fernando da Paixão, o Faísca NeuroMat tem como objetivo apresentar ao público conceitos científicos, relacionando-os com questões que estão em destaque nos noticiários. A iniciativa tem apoio da FAPESP e da USP e vai ao ar quinzenalmente.