Instituto Serrapilheira apoiará a produção de reportagem investigativa sobre desinformação em ciência | AGÊNCIA FAPESP

Instituto Serrapilheira apoiará a produção de reportagem investigativa sobre desinformação em ciência Por meio de parceria com o International Center for Journalists, será oferecido aos selecionados um treinamento nos Estados Unidos e uma bolsa de US$ 10 mil. Inscrições até 6 de fevereiro (foto: divulgação)

Instituto Serrapilheira apoiará a produção de reportagem investigativa sobre desinformação em ciência

31 de janeiro de 2023

Agência FAPESP – O Instituto Serrapilheira e o International Center for Journalists (ICFJ) estão selecionando candidatos brasileiros que trabalhem com temas de desinformação em ciência para participar do programa global Disarming Disinformation, que pretende financiar a produção de reportagens que busquem revelar quem ou o que está por trás das campanhas de desinformação.

Os candidatos concorrerão a até cinco vagas exclusivas no investigathon, evento presencial que ocorrerá em Austin, nos Estados Unidos, em abril de 2023. Os projetos obrigatoriamente devem propor colaborações com outros veículos de comunicação nacionais ou internacionais e/ou com outros jornalistas de diferentes meios.

No encontro, os cinco selecionados se somarão a um time de 15 comunicadores vindos de outros países das Américas e receberão mentoria para aprimorar estratégias de investigação, colaboração e distribuição do conteúdo noticioso que pretendem produzir.

Além disso, o grupo também terá a oportunidade de estabelecer outras parcerias e planejar investigações e publicações colaborativas. Até três dos cinco brasileiros levados a Austin receberão bolsas de até US$ 10 mil para produzir e publicar seu projeto ainda no primeiro semestre de 2023.

Os interessados em se candidatar devem atuar no Brasil como jornalistas, pesquisadores, comunicadores e/ou com outras competências que possam contribuir para a produção de uma reportagem investigativa sobre desinformação científica. Também se exige capacidade de propor estratégias de investigação e abordagens narrativas interessantes e inovadoras sobre desinformação científica e quem a financia; e capacidade de participar de forma ativa em uma conferência em inglês.

As inscrições podem ser feitas até 6 de fevereiro pelo site do ICFJ.

Mais informações em https://bit.ly/3HgJwPZ.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados