O diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil (ao centro), com os profissionais que receberam medalha no Palácio dos Bandeirantes (divulgação/Instituto Butantan)

Instituto Butantan condecora cientistas
15 de julho de 2013

Profissionais que se destacaram nas ciências biomédicas receberam medalhas no Palácio dos Bandeirantes

Instituto Butantan condecora cientistas

15 de julho de 2013

Agência FAPESP – O Instituto Butantan condecorou 12 cientistas e profissionais da área da ciência e da saúde que se destacaram no progresso das ciências biomédicas e no desenvolvimento do próprio instituto.

"As medalhas são uma maneira singela de o Instituto Butantan retribuir e agradecer essas pessoas que ajudaram no desenvolvimento da instituição. Alguns dos pesquisadores homenageados dedicaram toda a vida ao instituto, trazendo grandes contribuições para a ciência e para a produção”, disse Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan, durante a cerimônia de premiação no Palácio dos Bandeirantes, na semana passada.

Entre os homenageados estão: Anna Durbin, professora associada do Departamento de Saúde Internacional da John Hopkins Blumberg School of Public Health; Brian R. Murphy, ex-pesquisador-chefe do Laboratório de Doenças Infecciosas do National Institute of Allergy and Infectious Diseases; Donald Pinkston Francis, ex-pesquisador do Center of Disease Control, fundador do Global Solutions for Infectious Diseases e membro do Pediatric Dengue Vaccine Initiative; e Stephen S. Whitehead, pesquisador do Laboratory of Infectious Diseases do National Institute of Health, todos dos Estados Unidos.

Também receberam medalhas os pesquisadores do Instituto Butantan: Cosue Miyaki, responsável por liderar o processo de transferência de tecnologia da vacina contra gripe para a instituição; Neuza Maria Frazatti Gallina, atuante no desenvolvimento das vacinas contra raiva, rotavírus e dengue; e Osvaldo Augusto Brazil Esteves Sant´Anna e Wilmar Dias da Silva, dois dos pesquisadores principais do Centro de Toxinas, Resposta Imune e Sinalização Celular (CeTICS), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.

Estão ainda entre os condecorados: Gonzalo Vecina Neto, superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês; Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Pedro Lins Palmeira Filho, coordenador da ação do Complexo Industrial da Saúde do BNDES.

“Ser homenageado pelo Instituto Butantan é uma grande satisfação para qualquer pessoa ligada à saúde”, afirmou Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde do Estado de São Paulo, que também recebeu a medalha do centro de pesquisa.