Programa no Instituto de Física Teórica da Unesp, dias 17 e 18, permitirá o trabalho da física de altas energias por alunos e professores, que poderão analisar dados do LHC (divulgação)

Física subatômica para ensino médio
17 de março de 2011

Programa no Instituto de Física Teórica da Unesp, dias 17 e 18, permitirá o trabalho da física de altas energias por alunos e professores, que poderão analisar dados do LHC

Física subatômica para ensino médio

Programa no Instituto de Física Teórica da Unesp, dias 17 e 18, permitirá o trabalho da física de altas energias por alunos e professores, que poderão analisar dados do LHC

17 de março de 2011

Programa no Instituto de Física Teórica da Unesp, dias 17 e 18, permitirá o trabalho da física de altas energias por alunos e professores, que poderão analisar dados do LHC (divulgação)

 

Agência FAPESP – Em 17 e 18 de março, o Instituto de Física Teórica, no campus da Barra Funda da Universidade Estadual Paulista (Unesp), receberá 80 alunos e 40 professores do ensino médio que participarão do programa “Masterclass: trabalhando com a física de altas energias”.

Trata-se de um evento mundial, organizado pelo International Particle Physics Outreach Group (IPPOG), que ocorre entre os dias 4 e 26 de março, em cerca de 100 universidades e laboratórios de 23 países.

A ideia básica do programa, segundo Sandra Padula, pesquisadora do IFT e co-organizadora do evento com o também físico Pedro Mercadante, é fazer com que os estudantes trabalhem tanto quanto possível como verdadeiros cientistas.

“Em um ambiente autêntico, eles vivenciam a organização internacional da pesquisa moderna e, ao mesmo tempo, aprendem sobre o mundo das partículas subatômicas”, explicou.

Direcionado ao ensino médio, o MasterClass possibilita a oportunidade de analisar dados do acelerador de partículas Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), localizado na fronteira da França com a Suíça. “Eles irão analisar dados reais do mais novo e poderoso acelerador de partículas já construído”, disse Sandra.

Esses resultados serão discutidos por grupos de outros países por meio de videoconferências, moderados por pesquisadores da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), responsável pelo LHC – acelerador de 27 quilômetros de circunferência, escavado a 175 metros abaixo do nível do solo.

Os participantes poderão examinar, no LHC, o produto de colisões das partículas elementares viajando a uma velocidade próxima à da luz. Por meio de videoconferência, irão comparar e discutir seus resultados com estudantes de outros países – da mesma forma como os físicos de partículas trabalham nas colaborações internacionais.

“Além disso, os alunos poderão, por exemplo, redescobrir o bóson Z, estudar a estrutura do próton, reconstruir partículas ou procurar o bóson de Higgs nos traços produzidos pelos eventos nos detectores de partículas”, disse Mercadante.

Na edição de 2011 do MasterClass, a Unesp amplia sua participação no evento. Além dos professores e estudantes de pós-graduação do IFT e da Universidade Federal do ABC ligados ao Sprace (São Paulo Research and Analysis Center), que organizam o evento pela quarta vez, participam pela primeira vez professores da Unesp da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Guaratinguetá. O Sprace é ligado ao IFT e tem apoio da FAPESP.

Em São Paulo participam do evento, entre outros, os colégios Bandeirantes, Dante Alighieri, Lourenço Castanho, Escola de Aplicação da USP, Escola Nossa Senhora das Graças e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

No dia 17, serão proferidas palestras introdutórias sobre física de partículas, seguidas de um treinamento específico, para os professores, sobre análise de dados, e os estudantes receberão instruções para o jogo educativo eletrônico SPRACE Game (www.sprace.org.br/SPRACE/sprace-game).

No segundo dia será a vez de os estudantes fazerem a análise de dados obtidos no detector do LHC e participarem de uma videoconferência com o Brookhaven National Laboratory, nos Estados Unidos, e com institutos de pesquisa de Amsterdã, Londres, Lyon e Tübingen, na Europa. A moderação da videoconferência será feita pelo IPPOG, a partir do CERN.

O programa internacional “MasterClass: trabalhando com a física de altas energias” está sob a coordenação internacional de Uta Bilow, da Universidade Técnica de Dresden, em atuação conjunta com o Grupo Internacional de Divulgação de Física de Partículas (IPPOG) e com o financiamento do Helmholtz Alliance “Physics at the Terascale” e do Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF).

Como parte do programa, os estudantes recebem um DVD com material interativo relacionado à física de partículas, traduzido em 17 línguas.

O Instituto de Física Teórica da Unesp, campus de São Paulo, fica na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Bloco II, na Barra Funda.

Mais informações sobre o Masterclass 2011: www.sprace.org.br/workshops/MasterClass-2011.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.