Oportunidades para pesquisa colaborativa são com FCT, NERC, M-ERA.NET e duas com British Council, além do Centro de Pesquisa em Novas Energias e do programa BIOTA (foto: BIOTA-FAPESP)

FAPESP tem sete chamadas com inscrições se encerrando
25 de maio de 2017

Oportunidades para pesquisa colaborativa são com FCT, NERC, M-ERA.NET e duas com British Council, além do Centro de Pesquisa em Novas Energias e do programa BIOTA

FAPESP tem sete chamadas com inscrições se encerrando

Oportunidades para pesquisa colaborativa são com FCT, NERC, M-ERA.NET e duas com British Council, além do Centro de Pesquisa em Novas Energias e do programa BIOTA

25 de maio de 2017

Oportunidades para pesquisa colaborativa são com FCT, NERC, M-ERA.NET e duas com British Council, além do Centro de Pesquisa em Novas Energias e do programa BIOTA (foto: BIOTA-FAPESP)

 

Agência FAPESP – Seis chamadas de propostas de pesquisa lançadas pela FAPESP em parceria com instituições internacionais e uma chamada do programa BIOTA encerram seus prazos para submissão de propostas nos próximos dias.

A chamada lançada em conjunto com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT) para apoio a projetos colaborativos em qualquer área do conhecimento encerra-se em 30 de maio. Os projetos serão financiados por até 36 meses.

Cada proposta deverá ter um pesquisador responsável no Estado de São Paulo e um de Portugal. A apresentação das propostas será feita exclusivamente por meio do site da FCT pelo pesquisador responsável em Portugal.

É obrigatório para os pesquisadores no Estado de São Paulo consultarem a FAPESP sobre sua elegibilidade para submissão de propostas nesta chamada.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/10805.

FAPESP-NERC

No dia 6 de junho, às 16 horas (horário de Londres), encerra-se o prazo para submissão de propostas na chamada lançada pela FAPESP e pelo Natural Environment Research Council (NERC), um dos Conselhos de Pesquisa britânicos.

Na chamada FAPESP-NERC International Opportunities Fund (IOF) - Pump Priming and Pump Priming Plus Awards – 2017, o foco está em pesquisas sobre a Ciência do Sistema Terrestre e sobre Mudanças Ambientais Globais. No caso dos pesquisadores paulistas, os resultados das pesquisas devem estar direcionados a áreas de interesse do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) ou do Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA).

A FAPESP está especialmente interessada em propostas em que o foco geográfico da colaboração esteja na América do Sul e nos oceanos adjacentes, particularmente nas regiões Amazônica e do Atlântico Sul.

Na chamada, há duas opções de financiamento. Na primeira, denominada Pump Priming Award, pesquisadores interessados no Estado de São Paulo podem submeter propostas com até dois anos de duração.

Na opção Pump Priming Plus Awards podem ser submetidas propostas com até três anos de duração, contanto que o pesquisador responsável solicite, como parte do projeto, a organização de pelo menos um workshop internacional a ser realizado no Estado de São Paulo.

A chamada de propostas (em inglês) está publicada em: www.fapesp.br/10908.

BIOTA-FAPESP

No dia 9 de junho termina o prazo para submissão de propostas à chamada do Programa de Pesquisa em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP).

A chamada “Caracterização e Conservação da Biodiversidade” visa promover o avanço do conhecimento em áreas relacionadas à caracterização (taxonomia, sistemática, filogeografia) e conservação da biodiversidade em ambientes terrestres, marinhos e dulciaquícolas.

Embora sejam esperadas propostas de estudo que envolvam a biota paulista, a chamada não se restringe às fronteiras do Estado de São Paulo. Desde que os pesquisadores responsáveis e principais das propostas estejam vinculados a instituições de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo, serão aceitas também propostas de estudo que incluam todo um ecossistema, ou grupo de espécies que ocorra parcialmente no Estado de São Paulo, ou grupo de organismos cujo estudo seja de relevância para uma melhor compreensão da biota do Estado de São Paulo.

Propostas podem ser submetidas por meio do Serviço de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP nas modalidades Auxílio Regular à Pesquisa, Projeto Temático e Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/10827.

Centro de Pesquisa em Novas Energias

Também no dia 9 de junho encerra-se o prazo para envio de propostas para a chamada conjunta lançada pela FAPESP e a BG E&P Brasil, empresa subsidiária do Grupo Shell, para seleção e apoio a um centro de pesquisa em novas energias em São Paulo.

O foco do Centro será o desenvolvimento de pesquisa em quatro divisões: Transportadores de alta densidade de energia, Armazenamento avançado de energia, Conversão de metano em produtos e Ciência computacional de materiais.

O Centro buscará ter impacto social positivo e sustentável e alcançar um reconhecimento mundial por meio de suas pesquisas em novas energias. A visão de longo prazo do Centro de Pesquisa inclui contribuir para o desenvolvimento de cursos de bacharelado e mestrado, assim como treinamento vocacional para novos participantes e funcionários que buscam educação e carreiras em novas energias.

As propostas deverão ser em inglês, uma vez que serão analisadas internacionalmente.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/10896.

Comunicação científica para pesquisadores

Termina em 11 de junho o prazo para submissão de propostas na chamada lançada pela FAPESP e o British Council para apoiar a realização de cursos de curta duração voltados ao desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores.

A oportunidade, no âmbito do programa Researcher Connect, tem apoio do Newton Fund e é oferecida a outros estados brasileiros pelas FAPs que aderiram à chamada de propostas, em articulação com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Os cursos terão duração de três dias, com módulos de oito horas por dia, serão ministrados em inglês e treinarão grupos de, no mínimo, 20 pesquisadores de qualquer disciplina ou área multidisciplinar.

Os cursos poderão ser dos tipos: “Focus on writing”, “Focus on collaborative research and funding” e “Focus on core academic skills” e deverão ocorrer entre 1º de agosto de 2017 e 16 de março de 2018.

Orientações para apresentação de propostas estão disponíveis em: www.fapesp.br/10913.

M-ERA.NET

Dia 13 de junho é a data-limite para inscrições na chamada de propostas de pesquisas lançada pela FAPESP e a M-ERA.NET no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.

A M-ERA.NET é uma rede financiada pela União Europeia, criada para apoiar e incrementar a coordenação dos programas europeus de fomento à pesquisa em Ciências e Engenharia de Materiais.

Os objetivos específicos desta chamada são aumentar a sinergia, o apoio à cadeia de inovação, a cooperação internacional, a interdisciplinaridade e os benefícios socioambientais.

A chamada M-ERA.NET 2017 está aberta a propostas em seis tópicos: “Integrated computational materials engineering”; “Innovative surfaces, coatings and interfaces”, “High performance composites”, “Multifunctional materials”, “New strategies for advanced material-based technologies in health applications” e “Materials for additive manufacturing”.

Na FAPESP, as submissões de propostas deverão seguir as normas e orientações, inclusive as relacionadas à elegibilidade, das modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular ou Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – PIPE Fase 2.

Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em submeter propostas devem, obrigatoriamente, consultar a FAPESP a respeito da sua elegibilidade antes de iniciar a elaboração do projeto conjunto.

Cada proposta deverá ter um pesquisador responsável no Estado de São Paulo e, de acordo com as diretrizes da chamada M-ERA.NET 2017, envolver no mínimo três pesquisadores de pelo menos dois países diferentes, também participantes da chamada.

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/10871.

FAPESP e British Council

Também no dia 13 de junho encerra-se o prazo para submissão de propostas à chamada lançada pela FAPESP e o British Council para apoio a projetos colaborativos de pesquisadores do Estado de São Paulo e do Reino Unido.

A chamada tem apoio do programa Institutional Links, do Newton Fund, e está aberta a propostas nas áreas de “Rural development” e “Biodiversity”.

A duração dos projetos apoiados deverá ser de até 24 meses. Cada proposta terá um pesquisador responsável no Estado de São Paulo e um do Reino Unido.

Na FAPESP, as submissões de propostas deverão seguir as normas e orientações do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas.

Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em participar da chamada devem fazer consulta de elegibilidade à FAPESP antes de iniciar a elaboração da proposta.

O projeto de pesquisa deve ser escrito em inglês. Cada proposta deverá ser submetida à FAPESP e também ao British Council pelos pesquisadores responsáveis no Estado de São Paulo e no Reino Unido, respectivamente.

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/10963.

As chamadas de propostas publicadas pela FAPESP estão disponíveis em: www.fapesp.br/chamadas.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.