Thorsteinn Rögnvaldsson, pró-reitor de Halmstad (à esquerda) e José Goldemberg, presidente da FAPESP (foto: Leandro Negro/Agência FAPESP)

FAPESP firma parceria com universidade da Suécia
19 de novembro de 2015

Universidade de Halmstad é a terceira instituição sueca a formalizar acordo para pesquisa com a Fundação

FAPESP firma parceria com universidade da Suécia

Universidade de Halmstad é a terceira instituição sueca a formalizar acordo para pesquisa com a Fundação

19 de novembro de 2015

Thorsteinn Rögnvaldsson, pró-reitor de Halmstad (à esquerda) e José Goldemberg, presidente da FAPESP (foto: Leandro Negro/Agência FAPESP)

 

Agência FAPESP – Representantes da Universidade de Halmstad, da Suécia, estiveram na sede da FAPESP na quinta-feira (12/11), quando firmaram com a Fundação um acordo de cooperação para a pesquisa, que prevê apoio conjunto a projetos em temas de interesse comum, em todas as áreas do conhecimento.

Thorsteinn Rögnvaldsson, pró-reitor de Halmstad, acompanhado pela brasileira Alessandra Padilha, assessora jurídica do departamento de apoio estratégico da universidade, foram recebidos por José Goldemberg, presidente da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação, Marilda Bottesi, assessora especial da diretoria científica, e Carlos Eduardo Lins da Silva, assessor da presidência para Comunicação.

As principais ações de Halmstad foram apresentadas pelo pró-reitor, que ressaltou a atuação da universidade nas áreas de inovação em saúde e tecnologia da informação.

“Temos boas conexões com o Brasil na área educacional. Alunos de pós-graduação passam períodos de estudo na universidade. Buscamos, com esse acordo, ampliar essa interação também na pesquisa”, disse Rögnvaldsson, observando que a troca de experiências entre alunos, professores e pesquisadores tem se intensificado em Halmstad.

Brito Cruz também destacou aos representantes da universidade sueca o papel dos acordos internacionais mantidos pela FAPESP.

“Os acordos mantidos pela Fundação permitem não apenas gerar interação entre pesquisadores, mas ajudam a obter resultados qualificados em suas pesquisas”, disse, afirmando ter expectativa de que a colaboração entre pesquisadores em São Paulo e Halmstad seja bastante satisfatória.

Fundada em 1983, na província de Halland, litoral da Suécia, a Universidade Halmstad é uma instituição independente de ensino e pesquisa, que oferece 40 programas de graduação e 200 cursos em diferentes áreas, com abordagem interdisciplinar e foco em inovação.

A universidade busca dar ênfase à inovação em suas pesquisas, com destaque para as áreas de Inovação em Ciência, Tecnologia da Informação e Saúde e Estilo de Vida, bem como ao grande número de alunos estrangeiros e às parcerias internacionais que mantém, a exemplo da crescente cooperação existente com o Brasil, de acordo com Rögnvaldsson.

Nesse sentido, o pró-reitor demonstrou interesse por outros programas de pesquisa mantidos pela Fundação, como o Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias e sistemas para Inovação em Saúde, uma das áreas de destaque da Universidade de Halmstad.

O acordo de cooperação para pesquisa entre a FAPESP e Halmstad prevê também apoio à organização de seminários, workshops, simpósios e reuniões científicas de interesse mútuo, bem como às atividades de intercâmbio com a finalidade de preparar a elaboração de projetos de pesquisa conjunta.

Atualmente, a FAPESP possui acordos de cooperação com outras duas universidades da Suécia, a Lund University e a Uppsala University, ambos firmados em 2015.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.