FAPESP anuncia novo ciclo para seleção de CEPIDs
25 de julho de 2022

Pré-propostas para centros em Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Economia e Administração serão recebidas até 7 de novembro

FAPESP anuncia novo ciclo para seleção de CEPIDs

Pré-propostas para centros em Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Economia e Administração serão recebidas até 7 de novembro

25 de julho de 2022

 

Agência FAPESP – A FAPESP anunciou o segundo ciclo de submissão de propostas no terceiro edital do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs).

O novo ciclo é voltado para a grande área de Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Economia e Administração. As pré-propostas serão recebidas até 7 de novembro de 2022. As propostas selecionadas deverão ser reapresentadas de forma completa até 17 de maio de 2023.

Iniciado em 1998, o programa CEPID tem como objetivo financiar, por um período de até 11 anos, a constituição de centros de pesquisa de classe mundial, comprometidos com o desenvolvimento de pesquisa, a formação de recursos humanos, a transferência de tecnologia e a difusão de conhecimento para a sociedade.

No primeiro edital, em 1998, foram selecionadas propostas de criação de dez CEPIDs e, no segundo, em 2011, 17. No edital atual, serão constituídos 18 centros, a serem escolhidos entre 2021 e 2026, em seis ciclos de apresentação de propostas, divididos por área de conhecimento.

No primeiro ciclo, em 2021, foram submetidas propostas para CEPIDs nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária. Serão ainda submetidas propostas de CEPIDs nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias (2023 e 2025) e outros nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária (2024 e 2026).

Ao longo dos 11 anos de financiamento, cada CEPID contará com até R$ 8 milhões anuais nos primeiros cinco anos – num total de até R$ 40 milhões no período.

A nova chamada para centros em Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Economia e Administração está publicada em: https://fapesp.br/15581.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.