Escola de Verão ICTP-SAIFR para Jovens Físicos
27 de novembro de 2020

Estudantes do ensino médio terão a oportunidade de desenvolver projetos em física sob a orientação de pós-graduandos. As inscrições de tutores terminam na segunda-feira

Escola de Verão ICTP-SAIFR para Jovens Físicos

Estudantes do ensino médio terão a oportunidade de desenvolver projetos em física sob a orientação de pós-graduandos. As inscrições de tutores terminam na segunda-feira

27 de novembro de 2020

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) está organizando a Escola de Verão ICTP-SAIFR para Jovens Físicos entre os dias 17 e 23 de janeiro de 2021.

Estudantes do ensino médio terão a oportunidade de desenvolver projetos na área de física guiados por estudantes de pós-graduação, além de participar de minicursos, palestras e conversas com físicos.

O principal objetivo da escola é proporcionar uma imersão em física para estudantes do ensino médio, ao mesmo tempo em que concede uma experiência de orientação aos pós-graduandos.

Durante os cinco primeiros dias do evento, os participantes serão desafiados a colocar em prática sua criatividade e habilidades em física para desenvolver um projeto científico, contando com a tutoria de estudantes de pós-graduação. Cada projeto terá um tema proposto por um dos tutores e será desenvolvido por um grupo de quatro estudantes. No último dia, cada grupo deverá apresentar o trabalho realizado durante a semana.

Além das tutorias guiadas, os estudantes do ensino médio participarão do minicurso “Introdução à relatividade especial e geral”, ministrado pelo professor Pedro Vieira, do ICTP-SAIFR, com duração de quatro dias. No evento, professores apresentam palestras sobre temas atuais e conversam diretamente com os participantes sobre suas trajetórias e a carreira em Física.

A participação é gratuita e neste ano será feita de forma virtual, pela plataforma Zoom. Para os estudantes de pós-graduação em física que desejam ser tutores, propostas de projetos devem ser submetidas até 30 de novembro, por meio do formulário disponível na página do programa. Para os estudantes do ensino médio, as inscrições podem ser feitas até 15 de dezembro, na mesma página.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/escolaverao/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.