Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia publica Relatório de Destaques de 2016 | AGÊNCIA FAPESP

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia publica Relatório de Destaques de 2016 Publicação traz os principais resultados alcançados pela instituição nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologia, prêmios, entre muitas outras (foto: Embrapa)

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia publica Relatório de Destaques de 2016

17 de agosto de 2017

Agência FAPESP – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), disponibilizou a versão on-line do Relatório de Destaques de 2016.

A publicação traz os principais resultados em prol da pesquisa agropecuária brasileira, além dos prêmios recebidos por seus pesquisadores, ações de transferência de tecnologia, comunicação, gestão organizacional, entre muitos outros temas de relevância para o contexto técnico-científico brasileiro.

Os destaques foram selecionados com base nos cinco eixos de impacto que embasam a atuação da Embrapa: sustentabilidade, bioeconomia, contribuição para políticas públicas, redução da pobreza e avanço do conhecimento.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia existe há 42 anos e investe em pesquisas para antecipar o atual modelo de consumo e atender às exigências da sociedade por uma agricultura mais sustentável e de baixo impacto.

Resultados de 2016

Uma das ações de destaque em 2016 foi o lançamento de uma tecnologia para a pecuária brasileira denominada “transferência intrafolicular de ovócitos imaturos” (TIFOI). Esta biotécnica apresenta todas as vantagens da fecundação de embriões in vitro com um benefício adicional: o fato de não precisar de laboratório para ser realizada.

Os criadores podem obter os embriões com a mesma rapidez e agilidade da fecundação in vitro, ou seja, em torno de um bezerro por semana a partir de uma única vaca doadora, sem precisar sair da sua fazenda.

Outra ação de destaque foi o desenvolvimento de três patentes relacionadas a tecnologias de ponta na área de pesquisa agropecuária. Uma delas desenvolveu tecnologia baseada na utilização de feromônios para controle do percevejo-do-colmo do arroz. A segunda patente se refere à nova metodologia de produção de planta resistente a inseto-praga a partir da tecnologia de RNA interferente. Já a terceira patente criou um procedimento técnico que permite identificar a bactéria causadora da doença conhecida por murcha de curtobacterium antes que ela comece a infectar a planta do feijão, oferecendo ao mercado a possibilidade de produção de sementes livres dessa doença.

A publicação traz também os resultados obtidos na transferência das tecnologias geradas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia ao setor produtivo, prêmios e homenagens recebidos pelos pesquisadores da unidade em 2016, além de outras informações relacionadas à gestão organizacional, gestão de pessoas, melhorias na infraestrutura e comunicação organizacional.

Mais informações: www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/25876337/relatorio-de-destaques-da-embrapa-recursos-geneticos-e-biotecnologia-em-2016-ja-esta-disponivel-na-internet .
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados