Vídeo mostra um novo modelo matemático para explicar como as redes sociais, em um contexto democrático, contribuem para o debate público (imagem: Neuromat)

CEPID NeuroMat estreou quarto episódio da série Faísca
29 de junho de 2020

CEPID NeuroMat estreou quarto episódio da série Faísca

29 de junho de 2020

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat) lançou o quarto episódio da série de vídeos Faísca NeuroMat, no dia 23 de junho de 2020.

O NeuroMat é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sede na Universidade de São Paulo (USP).

Apresentado pelo físico Fernando da Paixão, o Faísca NeuroMat tem como objetivo apresentar a um público amplo conceitos científicos, relacionando-os com questões que estão em destaque nos noticiários.

O novo episódio traz o matemático Jefferson Antonio Galves, do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Ele discute um novo modelo matemático que ajuda a explicar como as redes sociais, em um contexto democrático, contribuem para debates públicos e, consequentemente, afetam o modo como a população pensa sobre um determinado tópico, o que pode levar a um consenso.

É possível assistir pela página do NeuroMat no Facebook, no Twitter e no Youtube. Os episódios vão ao ar quinzenalmente.