Primeiro episódio da nova temporada do podcast “A Matemática do Cérebro” busca entender o que são as predições que o cérebro é capaz de fazer

CEPID NeuroMat estreou a segunda temporada de podcast sobre matemática
14 de dezembro de 2020

CEPID NeuroMat estreou a segunda temporada de podcast sobre matemática

14 de dezembro de 2020

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat) divulgou o primeiro episódio da segunda temporada do podcast “A Matemática do Cérebro”. O NeuroMat é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sede na Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo do podcast é difundir as pesquisas desenvolvidas no centro, na interface entre a neurobiologia e a matemática. Uma das principais conjecturas analisadas no NeuroMat é de que o cérebro faz predições a partir de seleção de modelos estatísticos.

No primeiro episódio da segunda temporada, o centro convida a bióloga Claudia Domingues Vargas e o físico e mágico Marco Dimas Gubitoso para entender o que são as predições que o cérebro é capaz de fazer, experimentos que ajudam a mostrar esse fenômeno e como a mágica se aproveita dessa capacidade na hora dos truques.

O podcast está disponível em todas as plataformas de streaming (Spotify, iTunes etc.) e no site do NeuroMat.