Problemas para ver o boletim? Clique aqui

Agência FAPESP English      Español

04 de novembro de 2022

Identificados três compostos naturais que impedem a replicação do coronavírus
Após a triagem de 500 fármacos, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e colaboradores identificaram moléculas que inibem em até 70% a ação da enzima PLpro – uma das responsáveis pela proliferação do SARS-CoV-2

Em testes pré-clínicos, fármaco mostra potencial para combater inflamação exagerada associada à COVID-19
Pesquisadores da USP testaram o antiparasitário niclosamida em camundongos e em células sanguíneas humanas. Além de efeito antiviral, a droga desativou o mecanismo celular que desencadeia a tempestade de citocinas. Uma nova formulação é necessária para que o princípio ativo possa chegar ao pulmão e fazer efeito em humanos

Novas pesquisas ajudam a entender fatores genéticos que protegem naturalmente pessoas contra a COVID-19
Equipe do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da USP avaliou idosos acima de 90 anos resistentes ao SARS-CoV-2 e também um caso de gêmeos idênticos com desfecho diferente para a chamada COVID longa. A expectativa é que os achados contribuam para a busca de novas vacinas e tratamentos

SARS-CoV-2 altera o RNA das células infectadas, revela estudo
Pesquisadores da Unifesp descrevem o que muda no funcionamento dos RNAs das células na presença do vírus da COVID-19. Resultados podem dar pistas sobre a capacidade de diferentes variantes de escapar do sistema imune e orientar a busca por novos tratamentos

Microplástico suspenso no ar pode favorecer a disseminação da COVID-19, sugere estudo
Ao analisar amostras de ar coletadas perto do Hospital das Clínicas, pesquisadores da USP observaram que, quanto maior era a presença de material plástico em suspensão, mais alta era a carga de partículas virais. Dados sugerem que o SARS-CoV-2 se liga ao microplástico, o que facilitaria sua entrada no organismo humano

Terapia contra câncer mostra potencial para tratar casos graves de COVID-19 em testes pré-clínicos
Um tipo de tratamento conhecido como inibidor de checkpoint imunológico se mostrou benéfico em células de pacientes internados na UTI após contrair o SARS-CoV-2, bem como em camundongos infectados por um betacoronavírus semelhante. Trabalho foi publicado na Science Advances

Novo dispositivo identifica anticorpos contra a COVID-19 em cinco minutos
Sensor criado por cientistas da UFABC e da USP usa óxido de zinco combinado de forma inédita com um vidro condutor de elétrons e uma proteína do SARS-CoV-2. Resultados superam teste convencional ELISA, padrão-ouro empregado atualmente

Material feito de polipropileno e prata inativa o SARS-CoV-2 e outros patógenos
Estudo reuniu equipes do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar e do Centro de Inovação em Novas Energias da Unicamp. Eficiência contra o vírus da COVID-19 foi superior a 98%

Anvisa autoriza teste clínico da vacina SpiN-Tec, que busca induzir a imunidade celular contra a COVID-19
Imunizante foi desenvolvido por pesquisadores da UFMG, USP e Fiocruz. Se aprovado nas três fases do estudo com pacientes, poderá ser usado como dose de reforço

Vídeos Ver Todos

Ciência SP | Novos testes para COVID-19
Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP confirmaram a eficácia de três novos testes para detecção de anticorpos contra o vírus da COVID-19 baseados no método ELISA.

Ciência SP | Treinar de máscara não afeta a respiração
Estudo feito na USP com 17 homens e 18 mulheres saudáveis indica que o uso de máscara não afeta a respiração nem a resposta cardiovascular durante o exercício físico.

Ciência SP | Nova variante do coronavírus
Pesquisadores da USP constataram que a proteína spike da nova linhagem viral surgida no Reino Unido interage melhor com o receptor celular humano ACE2, por meio do qual o SARS-COV-2 invade o corpo humano.

Sonhos podem revelar como está o processo de adaptação durante a pandemia
Por meio da análise dos sonhos, os pesquisadores brasileiros mostram ser possível mensurar o grau de sofrimento causado pela pandemia e pelo isolamento social.

Atividade física remota e supervisionada durante a pandemia
Com base em dados de 344 voluntários, grupo da USP comparou os benefícios à saúde de três tipos de prática: presencial com personal trainer, on-line sem supervisão ou supervisionada virtualmente por profissional.

Acompanhe a Agência FAPESP

nas redes sociais

Assine o boletim da Agência FAPESP.

Indique a Agência FAPESP aos seus amigos.

Cancele o recebimento do boletim.

Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo - SP | CEP 05468-901 | Brasil