Problemas para ver o boletim? Clique aqui

Agência FAPESP English      Español

25 de março de 2022

Vacina da Pfizer como dose de reforço aumenta em até 25 vezes o nível de anticorpos contra o SARS-CoV-2
Constatação foi feita por pesquisadores da Unifesp em estudo com profissionais de saúde que haviam recebido duas doses de CoronaVac. No caso de participantes imunizados com a vacina Oxford-AstraZeneca, o aumento observado após o reforço com Pfizer foi de sete vezes

Mesmo quadro leve ou moderado de COVID-19 pode alterar sistema cardiovascular de adulto jovem, diz estudo
Pesquisadores da Unesp acompanharam indivíduos entre 20 e 40 anos sem doenças preexistentes. Dados indicam que obesidade e inatividade física contribuem para aumentar o impacto da doença sobre o sistema nervoso autônomo, responsável por regular funções como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória

Há evidências para embasar a promoção da atividade física contra complicações da COVID-19, diz cientista
Em editorial publicado no British Journal of Sports Medicine, o professor da USP Bruno Gualano descreve o que a ciência já sabe sobre a relação entre a prática regular de exercícios físicos e a doença causada pelo SARS-CoV-2

Laboratório da Unifesp reabilita pacientes com sequelas da COVID-19 e outras doenças pulmonares
Serviço é ofertado em São José dos Campos, de forma gratuita. Programa dura 12 semanas e envolve exercícios físicos aeróbicos e resistidos

Vídeos Ver Todos

Atividade física remota e supervisionada durante a pandemia
Com base em dados de 344 voluntários, grupo da USP comparou os benefícios à saúde de três tipos de prática: presencial com personal trainer, on-line sem supervisão ou supervisionada virtualmente por profissional.

Ciência SP | Embalagens mais seguras
Um papel capaz de inativar o novo coronavírus e outros microrganismos causadores de doenças foi lançado pela indústria Irani. O material possui micropartículas de prata e sílica incorporadas em sua estrutura durante o processo...

Ciência SP | Eficiência de filtragem das máscaras
Estudo feito na USP avaliou a eficiência de 227 tipos de máscara. As cirúrgicas e as PFF2/N95 foram as com melhor desempenho, filtrando entre 90% e 98% das partículas de aerossol. Na sequência, estão as de TNT vendidas em farmácia...

Acompanhe a Agência FAPESP

nas redes sociais

Assine o boletim da Agência FAPESP.

Indique a Agência FAPESP aos seus amigos.

Cancele o recebimento do boletim.

Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo - SP | CEP 05468-901 | Brasil