Foto: Instiruto de Ciência e Tecnologia de Nara

Cientistas japoneses desenvolvem café descafeinado
24 de junho de 2003

Grupo do Instituto de Ciência e Tecnologia de Nara modificou geneticamente plantas para reduzir em até 70% a produção de cafeína

Cientistas japoneses desenvolvem café descafeinado

24 de junho de 2003

Foto: Instiruto de Ciência e Tecnologia de Nara

Um grupo de pesquisadores japoneses conseguiu modificar geneticamente plantas de café para reduzir o conteúdo de cafeína em até 70%. Os cientistas do Centro para Pesquisa e Educação do Instituto de Ciência e Tecnologia de Nara usaram técnicas de engenharia genética para reduzir a atividade dos genes responsáveis pela produção da cafeína nas plantas.

"Hoje em dia, o café é descafeinado industrialmente, mas o processo é caro e o gosto resultante do produto é ruim, problemas que podem ser solucionados pela engenharia genética", escreveu o grupo liderado por Shinjiro Ogita em artigo publicado na revista científica Nature de 19/06.

Segundo os cientistas japoneses, o método por eles desenvolvido também contribui para diminuir o tempo de geração da planta, "que é de mais de 25 anos para o cruzamento convencional", escreveram.

Clique aqui para ler o artigo na Nature.