Problemas para ver o boletim? Clique aqui

Agência FAPESP English      Español

22 de janeiro de 2021

Nota do Conselho Superior da FAPESP sobre a campanha <b><i>#VacinaSim</b></i>
Nota do Conselho Superior da FAPESP sobre a campanha #VacinaSim
Na campanha, veiculada em vídeos nas redes sociais, pesquisadores e formadores de opinião enfatizam a importância da vacinação para erradicar a epidemia de COVID-19 e conclamam todos a confiar na ciência e nas vacinas

Novas moléculas associadas à hiperinflamação na COVID-19 são identificadas
Pesquisadores da USP em Ribeirão Preto demonstram que no soro sanguíneo de pacientes graves há alta concentração do neurotransmissor acetilcolina e de mediadores lipídicos derivados do ácido araquidônico. Descoberta pode contribuir para melhora no prognóstico e no tratamento da doença

Ultrassonografia pulmonar ajuda a predizer a evolução de pacientes com COVID-19
Ao aplicar um protocolo de exame baseado na análise de 12 regiões do pulmão em 180 pacientes em estado grave, pesquisadores da FM-USP constatam que, quanto maior o escore obtido na avaliação, mais elevado é o risco de internação em UTI, intubação e morte

Pesquisadores desenvolvem ‘Teste Popular de COVID-19’ para ampliar acesso ao diagnóstico
Tecnologia baseada em nanopartículas identifica anticorpos contra o novo coronavírus em apenas 10 minutos, a um custo até cinco vezes menor que os similares disponíveis no mercado. Projeto reuniu cientistas da USP em São Carlos e da startup paulistana Biolinker

Estudo confirma segurança da terapia com plasma de convalescentes da COVID-19
Ensaio clínico conduzido por pesquisadores dos hospitais Israelita Albert Einstein e Sírio-Libanês, em colaboração com um grupo do ICB-USP, sugere que tratamento pode trazer benefícios se administrado nos primeiros dez dias de sintomas

Estrutura do novo coronavírus pode inspirar desenho de nanopartículas para uso terapêutico
Proposta foi apresentada por pesquisadores do CNPEM em artigo publicado na revista Nano Today. Arranjo meticuloso das proteínas existentes na superfície do SARS-CoV-2 garante alta eficiência na interação com os receptores-alvo nas células humanas, afirmam os cientistas

Jogo que aborda a importância das vacinas no combate a doenças é relançado
Projeto foi desenvolvido por pesquisadores ligados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar – um CEPID da FAPESP

Vídeos Ver Todos

Ciência SP | Nova variante do coronavírus
Pesquisadores da USP constataram que a proteína spike da nova linhagem viral surgida no Reino Unido interage melhor com o receptor celular humano ACE2, por meio do qual o SARS-COV-2 invade o corpo humano.

Ciência SP | Ventilador pulmonar de baixo custo desenvolvido na USP
O Inspire, suporte respiratório emergencial e transitório, já está sendo utilizado em 40 pacientes no InCor-USP. Desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da USP, o equipamento auxilia o processo de ventilação de...

Ciência SP | Filme de PVC para alimentos inativa o SARS-CoV-2
Um filme plástico de PVC criado para proteger alimentos e superfícies é capaz de inativar o novo coronavírus. O material possui micropartículas de prata e sílica em sua composição. A tecnologia foi desenvolvida pela Nanox com...

Acompanhe a Agência FAPESP

nas redes sociais

Assine o boletim da Agência FAPESP.

Indique a Agência FAPESP aos seus amigos.

Cancele o recebimento do boletim.

Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo - SP | CEP 05468-901 | Brasil