Workshop on Neural Bases of Stress Fear and Anxiety | AGÊNCIA FAPESP

Workshop on Neural Bases of Stress Fear and Anxiety

Início
12/04/2018
Fim
12/04/2018

Agência FAPESP – O Workshop on Neural Bases of Stress Fear and Anxiety será realizado em 12 de abril de 2018 na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O objetivo do evento é promover colaborações de neurocientistas de instituições de pesquisa do Estado de São Paulo e do Estado Livre da Baviera (Alemanha), em temas relacionados ao estresse, medo e ansiedade.

Segundo os organizadores, pesquisadores alemães contribuirão com know-how de técnicas de ponta e avanços ainda não totalmente implementados no Brasil. Por sua vez, os pesquisadores brasileiros contribuirão com suas experiências em cenários experimentais mais naturalistas para pesquisa comportamental e sólida formação em farmacologia.

Entre as palestras que serão apresentadas, destacam-se “Role of atypical neurotransmitters in the control of fear responses”, com Francisco Silveira Guimaraes (FMRP-USP), “Role of endocannabinoids in fear regulation”, com Carsten T. Wotjak (Munich Center for Neurosciences, Alemanha), “Dynamics of the neural circuits responding to predatory threats”, com Newton Sabino Canteras (Instituto de Ciências Biomédicas da USP), “Glutamate and beyond: new avenues paving the way for improved therapeutics in depression”, com Sâmia Joca (Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP), e “Central amygdala functions – from fear learning, to prey hunting, and appetite control”, com Rüdiger Klein (Max-Planck-Institut für Neurobiologie, Alemanha).

A FAPESP, em conjunto com o Centro Universitário da Baviera para a América Latina (BAYLAT), apoia a organização do evento, que foi selecionado em chamada de propostas.

O workshop ocorrerá na FMRP-USP (av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto, SP). Os interessados em participar como ouvintes devem entrar em contato pelos telefones (16) 3315-3325/3209 ou pelos e-mails sabrinalisboa@usp.br e fsguimar@fmrp.usp.br.

Mais informações: http://rfa.fmrp.usp.br/Baylat/Index.html.