Workshop conjunto do Centro Paulista de Pesquisa em Bioenergia, Universidade de Nottingham e Universidade de Birmingham | AGÊNCIA FAPESP

Workshop conjunto do Centro Paulista de Pesquisa em Bioenergia, Universidade de Nottingham e Universidade de Birmingham

Início
14/05/2012
Fim
14/05/2012

Agência FAPESP – O Workshop conjunto do Centro Paulista de Pesquisa em Bioenergia, Universidade de Nottingham e Universidade de Birmingham será realizado no dia 14 de maio, na sede da FAPESP, em São Paulo.

Com o objetivo de relatar resultados de pesquisas em andamento sobre bioenergia e identificar oportunidades de cooperação em projetos de pesquisa atuais e futuros, o evento reunirá cientistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de Nottingham e Universidade de Birmingham – as duas últimas no Reino Unido.

O evento é organizado pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (Cruesp) e pelo Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), em conjunto com o Centro Paulista de Pesquisa em Bioenergia (CPPB).

O encontro também procura estimular a pesquisa interdisciplinar e ampliar o contingente de pesquisadores envolvidos com o tema. O workshop conjunto ocorre no momento da divulgação de chamada de propostas entre a FAPESP e as universidades de Nottingham e de Birmingham para apoiar pesquisa cooperativa.

O interesse da chamada é selecionar projetos sobre energia sustentável, captura e armazenamento de carbono, energia nuclear, óleo e gás, política energética, e também em áreas como segurança alimentar, economia e negócios no mundo globalizado, química verde e novas drogas, neurociências, astronomia e matemática.

Durante o encontro serão feitas reuniões de trabalho, nas quais serão avaliados o andamento dos projetos e das parcerias e publicações.

Entre os principais temas a serem debatidos estão biologia de sistemas, etanol celulósico (quebra de fibras para produção de celulose), biomassa, agronomia, bioenergia do lixo, biorrefinarias e economia de fazenda.

Inscrições e mais informaçõe: www.fapesp.br/6954