Triple Helix Series | AGÊNCIA FAPESP

Triple Helix Series

Início
02/12/2020
Fim
02/12/2020

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) realiza amanhã (02/12) o primeiro de uma série de quatro eventos on-line intitulada “Triple Helix Series”. Os eventos terão a participação de representantes da academia, empresas e governo e da Organização das Nações Unidas (ONU).

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e pela Shell na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O objetivo é discutir os principais desafios no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, e das Contribuições Determinadas Nacionalmente, do Acordo de Paris, por meio da transição energética e da mitigação das mudanças climáticas.

No primeiro evento, cientistas do Brasil e do Reino Unido irão compartilhar seus pontos de vista sobre o assunto. Do Brasil, participam Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP); Flavio Hourneaux, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP; e Karen Mascarenhas, diretora de Recursos Humanos do RCGI e pesquisadora do Instituto de Psicologia (IP) da USP e do Imperial College London (Reino Unido).

Do Reino Unido falam Stelvia Matos, chefe do Centro de Gestão em Inovação Social da Universidade de Surrey (Reino Unido); e Adam Hawkes, diretor do Instituto de Gás Sustentável do Imperial College London. O diretor científico do RCGI, Julio Meneghini, fará a abertura do evento. A mediação será de Gustavo Assi, diretor de Difusão do Conhecimento e Comunicação do centro.

No evento, também será apresentado um vídeo que retrata os primeiros cinco anos do centro, fornecendo uma visão geral do RCGI, suas principais conquistas e como seus projetos de pesquisa se enquadram dentro dos ODS. O vídeo é baseado em um relatório de sustentabilidade, cuja publicação será lançada durante o evento.

Os interessados podem se inscrever pelo site do RCGI. A transmissão será feita das 10 às 12 horas, pelo canal no YouTube do RCGI.

Mais informações: www.rcgi.poli.usp.br/triple-helix-series/.