Sistemas Complexos e o Prêmio Nobel de Física 2021
19/10/2021 Fim
19/10/2021
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) discutirá o Prêmio Nobel de Física 2021 na próxima edição da série de palestras on-line Física em Casa, que ocorrerá hoje (19/10), às 19 horas.
O convidado é o pesquisador Daniel Stariolo, da Universidade Federal Fluminense, que colaborou com um dos ganhadores e apresentará a palestra “Sistemas Complexos e o Prêmio Nobel de Física 2021”.
Em 2021, o Prêmio Nobel de Física foi outorgado a três pesquisadores pelo seu trabalho em diferentes “sistemas complexos”. Klaus Hasselmann e Siukuro Manabe levaram metade do prêmio por suas contribuições na área da física do clima. A outra metade ficou com Giorgio Parisi, por suas contribuições na física de sistemas com desordem e aplicações.
Na palestra, Stariolo falará sobre o que são os sistemas complexos, uma área relativamente nova, com forte apelo multidisciplinar, e qual o seu contexto entre as áreas tradicionais da física.
Numa segunda parte, será discutido o trabalho de Giorgio Parisi e suas importantes contribuições na compreensão de diferentes sistemas complexos, como em sistemas magnéticos desordenados, no problema da transição para o estado vítreo nos “vidros de janela”, em problemas de crescimento de interfaces, assim como em diversas outras questões que atravessam as fronteiras da física, como redes de neurônios e problemas de otimização combinatória.
A série Física em Casa é uma iniciativa de divulgação científica do ICTP-SAIFR no período de isolamento. Um físico convidado aborda uma área da física de maneira acessível ao público geral, com espaço reservado para perguntas e interação com os espectadores.
Os encontros são quinzenais e transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube SAIFR Divulga.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).
Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/fisica-em-casa/.