Qual o melhor modelo do Universo? | AGÊNCIA FAPESP

Qual o melhor modelo do Universo?

27/05/2021
Fim
27/05/2021

Agência FAPESP – Uma edição especial da série “Física em Casa”, organizada pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), será realizada hoje (27/05) e abordará o tema “Qual o melhor modelo do Universo?”.

No evento, o físico Rogério Rosenfeld, vice-diretor do ICTT-SAIFR, apresentará os resultados da análise cosmológica de três anos de dados da colaboração Dark Energy Survey que, em conjunto com outras observações, resultam na análise mais precisa sobre a evolução do Universo.

O Dark Energy Survey é uma colaboração internacional com mais de 400 cientistas de mais de 25 instituições no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Suíça e Austrália, que tem como principal objetivo compreender a energia escura, responsável pela aceleração do Universo.

A série “Física em Casa” é uma iniciativa de divulgação científica do ICTP-SAIFR no período de isolamento. Um físico convidado aborda uma área da física de maneira acessível ao público geral, com espaço reservado para perguntas e interação com os espectadores.

Os encontros são quinzenais, ocorrem sempre às quintas-feiras, 19 horas, e são transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube SAIFR Divulga.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/fisica-em-casa/.