Forum on Science, Technology and Innovation for Sustainable Development | AGÊNCIA FAPESP

Forum on Science, Technology and Innovation for Sustainable Development

Início
11/06/2012
Fim
15/06/2012

Agência FAPESP – O Forum on Science, Technology and Innovation for Sustainable Development será realizado nos dias 11 a 15 de junho no Rio de Janeiro.

A reunião é realizada pelo Conselho Internacional para Ciência (ICSU, na sigla em inglês), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Federação Mundial das Organizações de Engenharia (WFEO), o Conselho Internacional de Ciência Sociais (ISSC), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Uma das atividades programadas pelo ICSU para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro, o Fórum tem como objetivo auxiliar a estabelecer as agendas de pesquisa, tecnologia e políticas que serão necessárias após a RIO+20.

O Fórum reunirá pesquisadores líderes internacionais em suas áreas e responsáveis por políticas públicas para explorar o papel fundamental da ciência e inovação interdisciplinárias na transição para um desenvolvimento sustentável, uma economia verde e a erradicação da pobreza.

A programação do encontro será composta por sessões temáticas centradas na exploração profunda de temas fundamentais, além de evento paralelos que serão coordenados por instituições como a FAPESP.

No dia 11 de junho, a FAPESP realizará a sessão “Belmont Forum Collaborative Research Actions to foster international environmental research most urgently needed to remove critical barriers to sustainability”.

No dia seguinte, serão feitas apresentações dos coordenadores de três grandes iniciativas da FAPESP: o Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), o BIOTA-FAPESP e o Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

No dia 13 de junho será a vez do “Symposium: Unanswered key questions for biodiversity conservation”, com a coordenação do programa BIOTA-FAPESP.

O Fórum e os eventos paralelos serão realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), localizada na R. Marquês de São Vicente, nº 222, na Gávea.

Mais informações e inscrições: www.fapesp.br/rio20.