Diásporas Africanas nas Américas e Perspectiva Atlântica | AGÊNCIA FAPESP

Diásporas Africanas nas Américas e Perspectiva Atlântica

Início
02/06/2015
Fim
23/06/2015

Agência FAPESP – O curso “Diásporas Africanas nas Américas e Perspectiva Atlântica – Reflexões a partir dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e de textos criativos diversos” será realizado de 2 a 23 de junho no Prédio de História, na Cidade Universitária, em São Paulo.

O curso, promovido pelo Departamento de História da USP em colaboração com o Instituto de Estudos Brasileiros, é gratuito e as matrículas poderão ser feitas de 18 a 26 de maio.

Segundo os organizadores, partindo de alguns textos criativos menos conhecidos da escritora Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, pretende-se discutir a existência de indícios nessa literatura de diáspora que revelem fortes conexões com a África ancestral e com outras literaturas e expressões artísticas afro-americanas e afro-brasileiras.

“Propõe-se dessa forma uma releitura de detalhes da obra de Carolina e de outros autores e criadores afrodescendentes, como James Baldwin e João Antonio, numa perspectiva transnacional. Essa perspectiva levará em conta a história dos movimentos migratórios africanos na América e suas formas de expressividade artística e literária, tendo como eixo central sua rica inventividade comunicativa”, dizem.

O curso está relacionado ao projeto de pós-doutorado “Escrita proibida – Expressão romântica e diáspora africana nos manuscritos de Carolina Maria de Jesus”, conduzido por Elena Pajaro Peres com Bolsa FAPESP.

Mais informações http://sce.fflch.usp.br/node/1992