Brasil HackAtom | AGÊNCIA FAPESP

Brasil HackAtom

Início
18/10/2022
Fim
19/10/2022

Agência FAPESP – Estão abertas até sexta-feira (14/10) as inscrições para o Brasil HackAtom, competição científica por equipes para desenvolver ideias sobre um tema relacionado à energia nuclear. O evento, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro, é promovido pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em parceria com o Instituto de Engenharia Física (MEPhI) de Moscou (Rússia), com apoio da Rosatom.

A competição é inspirada em um hackathon, um evento tipo sprint de design, no qual diferentes especialistas em tecnologia da informação colaboram em projetos de software. Nessas competições, o objetivo é criar software ou hardware em funcionamento ao final do evento.

No Brasil HackAtom, a ideia é promover o contato dos alunos com questões práticas da área nuclear de maneira lúdica. Eles terão que demonstrar capacidade de trabalhar em equipe para buscar soluções criativas e inovadoras.

Serão formadas equipes de dois a cinco estudantes, a depender do número de inscritos. Alunos de diferentes especialidades podem compor as equipes, desde que sejam da mesma universidade.

Apesar de o HackAtom ter sido idealizado para a modalidade on-line, as equipes podem optar pelo trabalho off-line, sendo responsáveis pela escolha do local e pelo cumprimento das exigências epidemiológicas. Elas deverão ser formadas antecipadamente e, depois de registradas, indicadas pelas instituições participantes. Não há restrições sobre quais tecnologias serão usadas.

Para cada equipe, haverá um responsável dos organizadores, que auxiliará em eventuais problemas, bem como indicará quanto tempo possuem.

Não há requisitos rígidos para os participantes, que podem ser de qualquer instituição de ensino brasileira, mas é preferível que tenham conhecimentos básicos em matemática, física, análise de dados e ciência da computação. As equipes definem o número de participantes na apresentação do projeto e cada uma dispõe de dez minutos. A língua oficial é o inglês.

As inscrições devem ser feitas por formulário on-line.

Mais informações: https://bit.ly/3RLgGcp.