Avaliação Pós-Ocupação, na arquitetura, no urbanismo e no design: da teoria à prática | AGÊNCIA FAPESP

Avaliação Pós-Ocupação, na arquitetura, no urbanismo e no design: da teoria à prática

Início
12/11/2018
Fim
29/11/2018

Agência FAPESP – O livro Avaliação Pós-Ocupação, na arquitetura, no urbanismo e no design: da teoria à prática (Oficina de Textos, 2018) será lançado em Foz do Iguaçu, no dia 12 de novembro de 2018, e em São Paulo, no dia 29 de novembro. A publicação teve apoio da FAPESP.

Com organização de Rosaria Ono, Sheila Walbe Ornstein, Simone Barbosa Villa e Ana Judite Galbiatti Limongi França, a obra é resultado de mais de 30 anos da Avaliação Pós-Ocupação (APO) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Segundo as autoras, a APO é aplicada sistematicamente nos países mais desenvolvidos e se baseia no princípio de que edificações e espaços livres postos em uso, em qualquer função, devem ser permanentemente avaliados, do ponto de vista construtivo e espacial ou de seus usuários. O objetivo dessa avaliação é obter subsídios para corrigir as falhas e apontar os acertos.

O livro traz também exemplos de aplicação em estudos de caso com vários níveis de complexidade, desde a habitação até hospitais e museus, além de abordar e explorar conteúdos programáticos de disciplinas, desde a graduação e a pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo até aquelas que podem ser oferecidas em cursos de extensão ou de especialização.

O lançamento em Foz do Iguaçu será no 27º Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, no Mabu Thermas Grand Resort, av. das Cataratas, 3175, Foz do Iguaçu (PR). Em São Paulo, o evento de lançamento será na Livraria Cultura, na av. Paulista, 2073, Cerqueira César.

Mais informações pelo e-mail: sheilawo@usp.br