3º Seminário Estratégias para Redução de Desastres Naturais | AGÊNCIA FAPESP

3º Seminário Estratégias para Redução de Desastres Naturais

Início
15/12/2011
Fim
15/12/2011
Agência FAPESP – O Instituto Geológico e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizarão, no dia 15 de dezembro, o 3º Seminário Estratégias para Redução de Desastres Naturais no Estado de São Paulo.

O objetivo do evento é discutir as políticas dos sistemas de defesa civil dos Estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro e o papel dos órgãos estaduais de geologia no gerenciamento de risco a eventos geodinâmicos.

De acordo com os organizadores do encontro, apesar de o Brasil se situar em região geologicamente estável, o aumento do número de eventos relacionados a escorregamentos, erosões e chuvas e a ocupação territorial de áreas instáveis exigem que se discutam as causas e estratégias para a redução dos desastres naturais, desenvolvimento de conhecimento científico e ferramentas tecnológicas para essa finalidade.

O Estado de São Paulo também tem o desafio de implementar o Decreto Nº 57.512, de 11 de novembro de 2011, que instituiu o Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos do Estado de São Paulo.

O evento é voltado para gestores municipais de defesa civil, profissionais e pesquisadores da área.

“Sistema de monitoramento em planos de defesa civil” e “O uso de múltiplas escalas no mapeamento de risco a eventos geodinâmicos” são alguns assuntos que serão discutidos durante o seminário.

O evento será realizado no auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, localizado na Av. Morumbi, nº 4500.

Mais informações: Voltar