2º Workshop “Bioprocess Systems Engineering Applied to the Production of Bioethanol from Sugarcane Bagasse” | AGÊNCIA FAPESP

2º Workshop “Bioprocess Systems Engineering Applied to the Production of Bioethanol from Sugarcane Bagasse”

Início
06/07/2011
Fim
08/07/2011

Agência FAPESP – Entre 6 e 8 de julho, será realizado, em São Carlos, o 2º Workshop do Projeto Temático “Bioprocess Systems Engineering (BSE) Applied to the Production of Bioethanol from Sugarcane Bagasse”, que integra o Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

O evento, promovido pelo Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pelo grupo de Agroenergia da Embrapa, terá por objetivo apresentar os principais resultados obtidos no estudo até o momento.

O projeto reúne oito pesquisadores do DEQ da UFSCar e quatro da Embrapa, que há dois anos desenvolvem um software específico para o uso de todos os dados do processo de transformação do bagaço de cana-de-açúcar em etanol.

A partir do programa os cientistas pretendem, com a utilização das ferramentas atuais, melhorar a produção nas biorrefinarias de petróleo e controlar a operação de equipamentos, o planejamento da produção, a redução de custos em geral e os impactos ambientais gerados no processo produtivo.

A ideia central é o máximo aproveitamento do bagaço de cana-de-açúcar na produção de etanol sem a necessidade de ampliar a área.

O evento será realizado das 8 às 17 horas no Auditório da Embrapa Instrumentação, localizada na rua XV de Novembro nº 1.452, em São Carlos (SP).

Mais informações podem ser obtidas no site do Laboratório de Desenvolvimento e Automação de Bioprocessos (LaDABio) do DEQ: www.ladabio.deq.ufscar.br, pelo e-mail cristiane@cnpdia.embrapa.br ou pelo telefone (16) 2107-2908.