2º Colóquio Internacional: Imigrantes, exilados e refugiados | AGÊNCIA FAPESP

2º Colóquio Internacional: Imigrantes, exilados e refugiados

Início
03/11/2022
Fim
11/11/2022

Agência FAPESP – O Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação, sediado no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), está organizando a segunda edição do colóquio internacional “Imigrantes, exilados e refugiados”. O evento ocorrerá nesta quinta (03/11) e sexta-feira (04/11), bem como no dia 11 de novembro, em São Paulo.

O objetivo é divulgar resultados das pesquisas realizadas no âmbito do projeto “Deslocamentos Humanos: narrativas e representações”, apoiado pela FAPESP. O projeto aborda as múltiplas interfaces que caracterizam a mobilidade dos grupos étnicos que se estabeleceram no Brasil, e de brasileiros que deixaram o país em direção a outros territórios.

As atividades do colóquio serão divididas em seis mesas, com os seguintes temas: “Sentidos e Significados: Perspectivas Interdisciplinares de Abordagem”, “Imigração, Identidade e Memória: desafios nas relações sociais”, “Marcas de um Legado: Imigração, Identidade e Cultura”, “Marcas da repressão e da resistência”, “Migrações históricas e forçadas na América Latina: memórias, identidades e resistência” e “Poloneses Imigrantes e Refugiados no Brasil: histórias de vida, identidades e legados”.

O público interessado em participar deve se inscrever por formulário on-line ou pelo e-mail leer@usp.br. Haverá emissão de certificado aos ouvintes inscritos.

Nesta quinta e sexta-feira, o evento acontecerá das 9h15 às 18h, no Anfiteatro Nicolau Sevcenko da FFLCH-USP, av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo. As atividades do dia 11 serão transmitidas virtualmente, das 14h30 às 17h30.

Mais informações pelo e-mail leer@usp.br.