Seis trabalhos de autores vinculados ao CEPID CeRTEV figuram na lista dos 25 artigos mais baixados no site do Journal of Non-Crystalline Solids, periódico da área de materiais vítreos e amorfos (foto: CeRTEV)

Pesquisa brasileira em vidros tem alta visibilidade
20 de março de 2018
EN ES

Seis trabalhos de autores vinculados ao CEPID CeRTEV figuram na lista dos 25 artigos mais baixados no site do Journal of Non-Crystalline Solids, periódico da área de materiais vítreos e amorfos

Pesquisa brasileira em vidros tem alta visibilidade

Seis trabalhos de autores vinculados ao CEPID CeRTEV figuram na lista dos 25 artigos mais baixados no site do Journal of Non-Crystalline Solids, periódico da área de materiais vítreos e amorfos

20 de março de 2018
EN ES

Seis trabalhos de autores vinculados ao CEPID CeRTEV figuram na lista dos 25 artigos mais baixados no site do Journal of Non-Crystalline Solids, periódico da área de materiais vítreos e amorfos (foto: CeRTEV)

 

Karina Toledo  |  Agência FAPESP – Na escola, tradicionalmente é ensinado que são três os estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. Mais recentemente, também passou a ser considerado o plasma – estado semelhante ao gasoso, mas em que parte das partículas que compõem o material está ionizada (eletricamente carregada).

Quando se trata de descrever vidros, porém, nenhuma das definições clássicas parece ser adequada.

Em 2017, o professor do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Edgar Dutra Zanotto propôs a existência de um estado híbrido – com características de sólido e também de líquido – que poderia ser definido como “estado vítreo” (the glassy state of matter).

Segundo Zanotto, o vidro não seria um sólido e sim um estado fora do equilíbrio termodinâmico (estado em que os equilíbrios térmico, químico e mecânico ocorrem simultaneamente) e não cristalino da matéria, que parece sólido em uma curta escala de tempo, mas que relaxa continuamente em direção ao estado líquido (leia mais em: http://agencia.fapesp.br/26039/).

Escrito em colaboração com o norte-americano John C. Mauro, atualmente professor da Pennsylvania State University, o trabalho foi publicado em junho no Journal of Non-Crystalline Solids (JNCS) – periódico mais tradicional na área de materiais vítreos e amorfos, editado pela Elsevier desde 1968.

O artigo figura atualmente em primeiro lugar na lista dos 25 mais “baixados” (downloaded articles) do site do JNCS. A relação é publicada pela Elsevier a cada três meses. A edição mais recente é do dia 8 de março de 2018. Ao longo de sua existência, o periódico já publicou mais de 25 mil artigos – cerca de um terço dos trabalhos submetidos. O trabalho de Zanotto concorreu com todos eles.

“Trata-se de um assunto extremamente polêmico e, por isso, chamou atenção de diversas publicações nacionais e internacionais dedicadas à divulgação científica. O vidro é um material extremamente complexo e ainda mal entendido”, disse Zanotto, que coordena no DEMa/UFSCar o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

Segundo o pesquisador, o conceito de “estado vítreo” representa uma grande quebra de paradigma, pois os vidros sempre foram classificados como sólidos não cristalinos ou amorfos.

“É um tema controverso e não sei se um dia haverá um consenso sobre isso. Mas estamos fazendo uma tentativa e o trabalho tem despertado interesse na comunidade científica”, disse.

Na plataforma Mendeley – outra base de dados mantida pela Elsevier – o artigo publicado no JNCS aparece com 6 mil visualizações – um número bastante expressivo, na avaliação de Zanotto, considerando que os pesquisadores ativos na área somam cerca de 3 a 5 mil em todo o mundo. No Brasil estima-se que entre 100 e 120 pesquisadores sejam ativos no tema.

O trabalho também figura no site do JNCS entre os artigos de destaque (Highlighted Articles) selecionados pela Elsevier.

Medida de visibilidade

A recente lista dos artigos mais baixados publicada pela Elsevier trouxe outras boas notícias para a equipe do CeRTEV. Em segundo lugar está a revisão The structure of simple phosphate glasses, cujo autor é Richard K. Brow – professor da Missouri University of Science and Technology (Estados Unidos) e membro do conselho internacional do CEPID.

Dois ex-alunos do CeRTEV também aparecem na relação. Em sexto lugar está o artigo Electrical conductivity of silicate glasses with tetravalent cations substituting Si, que tem como um dos autores Ervino C. Ziemath – ex-bolsista FAPESP de pós-doutorado no DEMa/UFSCar e, atualmente, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro.

Em 10° lugar está o trabalho Strain-rate sensitivity of glasses, que tem como coautor Bruno P. Rodrigues – ex-aluno de mestrado do DEMa/UFSCar e, atualmente, pós-doutorando na Austrália

Outro artigo em que Zanotto figura como coautor ocupa a 11ª colocação: Crystal growth and viscous flow in barium disilicate glass. Em seguida, no 12º lugar, está a revisão Bioactive glasses: Special applications outside the skeletal system, que entre os autores conta com Aldo R. Boccaccini – pesquisador da University of Erlangen-Nuremberg (Alemanha) e membro do conselho internacional do CEPID.

“Foi uma grata surpresa descobrir que na lista dos 12 mais baixados tem quatro trabalhos ligados ao nosso CEPID e outros dois de importantes colaboradores. Não é uma medida direta de qualidade da pesquisa, mas fornece uma avaliação indiscutível de visibilidade. Os estudos realizados no CeRTEV estão na fronteira do conhecimento e despertam interesse na comunidade internacional”, disse Zanotto.

Para o pesquisador o fato de dois ex-alunos estarem na lista mostra que o CEPID também tem feito um bom trabalho na formação de recursos humanos.

Para entender melhor o conceito de "estado vítreo" assista o vídeo disponpivel em https://www.youtube.com/watch?v=eYIWiFeKt5o.

Mais informações: www.vidro.ufscar.br e www.certev.ufscar.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.