A contribuição de Alberto Dines é tema de evento na FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Workshop tem como objetivo promover uma reflexão aprofundada sobre a sistematização do conhecimento e da prática do jornalismo no Brasil

A contribuição de Alberto Dines é tema de evento na FAPESP

20 de março de 2012

Agência FAPESP – O seminário “Conhecimento científico do jornalismo no Brasil: a contribuição de Alberto Dines” será realizado pela FAPESP no dia 22 de março de 2012, no auditório da Fundação, em São Paulo.

O evento será realizado por ocasião dos 80 anos do jornalista Alberto Dines, completados em fevereiro, e tem como objetivo promover uma reflexão aprofundada sobre a sistematização do conhecimento e da prática do jornalismo no Brasil.

Dines é responsável pela introdução no país de inovações como a comparação sistemática de produtos jornalísticos com o objetivo de dela derivar algum tipo de conhecimento universal, da crítica da mídia e da prática de jornalismo na internet.

O jornalista é autor de um dos maiores clássicos da literatura acadêmica sobre jornalismo, O papel do jornal, há mais de 40 anos adotado na bibliografia de cursos de graduação e pós-graduação em jornalismo no Brasil.

Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dines foi um dos responsáveis pela criação do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) – um centro de referência, no país e na América Latina, para a formação e estudos em divulgação científica e cultural.

Dines será um dos palestrantes do evento, ao lado de Fernando Gabeira, ex-deputado federal, José Marques de Melo, professor emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Eugênio Bucci, professor da ECA/USP, e Carlos Vogt, ex-presidente da FAPESP e coordenador do Labjor.

O evento é gratuito e será realizado no auditório da FAPESP, localizada na R. Pio XI, nº 1500, no Alto da Lapa, em São Paulo.

Mais informações e inscrições: www.fapesp.br/6845.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados