Programa Aristides Pacheco Leão vai garantir bolsas de estágio em laboratórios de excelência para 50 jovens estudantes de todo o Brasil a partir do verão de 2023 (imagem: divulgação)

FAPESP apoiará a retomada de programa de estímulo a vocações científicas da ABC
29 de novembro de 2021

Programa Aristides Pacheco Leão vai garantir bolsas de estágio em laboratórios de excelência para 50 jovens estudantes de todo o Brasil a partir do verão de 2023

FAPESP apoiará a retomada de programa de estímulo a vocações científicas da ABC

Programa Aristides Pacheco Leão vai garantir bolsas de estágio em laboratórios de excelência para 50 jovens estudantes de todo o Brasil a partir do verão de 2023

29 de novembro de 2021

Programa Aristides Pacheco Leão vai garantir bolsas de estágio em laboratórios de excelência para 50 jovens estudantes de todo o Brasil a partir do verão de 2023 (imagem: divulgação)

 

Agência FAPESP – O Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL) foi criado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em 1994. O nome homenageia o neurofisiologista que presidiu a ABC entre 1967 e 1981 e que, em 1993, tornou-se presidente emérito, em homenagem póstuma.

O PAPL já foi apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em períodos diferentes. Após a edição de 2019, o programa foi descontinuado por falta de apoio financeiro, ainda que sempre atraísse muitos jovens interessados.

O PAPL já apoiou, aproximadamente, 750 estudantes de graduação de todas as instituições de pesquisa e ensino do Brasil. Um grande número desses estudantes manteve-se na vida acadêmica, dedicando-se à pesquisa em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e pós-doutorado, em seus Estados de origem ou em outros Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, inclusive no exterior. Alguns são, hoje, docentes e bolsistas de pesquisa do CNPq.

Parceria com a FAPESP

Um acordo entre a ABC e a FAPESP, a ser lançado na quinta-feira, dará nova dimensão ao PAPL por um período de cinco anos, renováveis por mais cinco. Na nova versão do Programa Aristides Pacheco Leão para Vocações Científicas (PAPL/ABC – FAPESP), o programa ampliou o número de bolsas e agora contempla todas as áreas do conhecimento no âmbito da ABC. O acordo prevê que, a cada ano, 50 alunos de graduação poderão estagiar durante as férias de verão em laboratórios liderados por membros titulares da Academia.

O público-alvo, portanto, são estudantes vocacionados para as ciências de todas as instituições de ensino e pesquisa do Brasil, que terão a oportunidade de estagiar até 50 dias em laboratórios de excelência.

A ABC espera que, com o exemplo da FAPESP, fundações de amparo à pesquisa (FAPs) de outros Estados participem do PAPL, ampliando exponencialmente o número de jovens sendo formados para a ciência e ampliando o intercâmbio de conhecimentos científicos entre todas as regiões do país.

O funcionamento

Os membros titulares da ABC de todo o país interessados em receber bolsistas deverão se cadastrar na ABC e no sistema da FAPESP, cujo link será divulgado em breve. A lista de nomes ficará disponível para que os estudantes possam entrar em contato com o pesquisador de interesse e, então, elaborar uma proposta de treinamento científico.

Os candidatos devem ser alunos de cursos de graduação, regularmente matriculados em cursos das diferentes áreas do conhecimento e de todos os Estados brasileiros. É obrigatório que os alunos estejam vinculados a programas de Iniciação Científica (com ou sem bolsa) em suas instituições, já tendo comprovado assim seu interesse e motivação para atuar em projetos de pesquisa.

O programa PAPL em parceria entre a FAPESP e a ABC também inova ao oferecer 50 bolsas na modalidade EVC no total de R$ 5 milhões, para subsidiar o transporte, a estadia e a realização do estágio.

Para o diretor científico da FAPESP, Luiz Eugênio Mello, que é membro titular da ABC, o estímulo a jovens talentos é um importante pilar dessa iniciativa. “Parear jovens brilhantes com cientistas destacados é uma ideia que a ABC já executou antes e com muito sucesso. Para a FAPESP, poder retomar essa ação é uma oportunidade com potencial transformador. A participação da FAPESP no PAPL valoriza a excelência que temos no Brasil e faz parte de uma estratégia de ampliação de nossa interação dentro do país”, ressaltou.

“A ABC e a FAPESP têm como objetivo comum difundir a ideia de que a ciência é um fator fundamental para o desenvolvimento social e tecnológico do país. O Brasil precisa muito de jovens cientistas integrando nossa rede de produção e aplicação de conhecimento”, disse o presidente da ABC, Luiz Davidovich.

O lançamento da nova versão do programa será realizado em evento na quinta-feira (02/12), às 18h30 e será transmitido pela pelo canal da ABC no YouTube

O histórico do programa e os depoimentos de participantes de versões anteriores estão disponíveis em: www.abc.org.br/nacional/programas-cientificos-nacionais/programa-aristides-pacheco-leao/.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.