Participantes maiores de 18 anos poderão testar uma versão gamificada de um procedimento de ensino computadorizado. Trabalho de mestrado é conduzido com apoio da FAPESP na UFSCar (foto: NeiFo/Pixabay)

Projeto que investiga o uso de jogos no processo de aprendizagem busca voluntários
14 de junho de 2021

Participantes maiores de 18 anos poderão testar uma versão gamificada de um procedimento de ensino computadorizado. Trabalho de mestrado é conduzido com apoio da FAPESP na UFSCar

Projeto que investiga o uso de jogos no processo de aprendizagem busca voluntários

Participantes maiores de 18 anos poderão testar uma versão gamificada de um procedimento de ensino computadorizado. Trabalho de mestrado é conduzido com apoio da FAPESP na UFSCar

14 de junho de 2021

Participantes maiores de 18 anos poderão testar uma versão gamificada de um procedimento de ensino computadorizado. Trabalho de mestrado é conduzido com apoio da FAPESP na UFSCar (foto: NeiFo/Pixabay)

 

Agência FAPESP* – Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) buscam voluntários para um projeto que investiga os processos de aprendizagem simbólica a partir do uso de um procedimento gamificado, ou seja, baseado em jogos.

O termo gamificação, que tem se tornado bastante popular, se refere ao uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos

O estudo é conduzido por Alceu Regaço, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar, bolsista da FAPESP e orientando do professor Júlio César de Rose, do Departamento de Psicologia da UFSCar.

O objetivo é testar uma versão gamificada de um procedimento de ensino computadorizado. “Esse procedimento pode ser empregado, por exemplo, no ensino de crianças com dificuldade em leitura e escrita ou mesmo para o ensino de conteúdo escolar. Gamificar esse processo pode nos ajudar a aplicá-lo em contextos mais amplos, aumentar o engajamento e melhorar a performance dos aprendizes”, aponta o mestrando, em entrevista para a Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar.

Pode participar da pesquisa qualquer pessoa maior de 18 anos e que possua um computador com internet. A participação é inteiramente on-line e dividida em duas etapas. No primeiro dia, o procedimento dura no máximo uma hora e, no segundo dia, que ocorre uma semana depois, leva cerca de dez minutos.

Os interessados devem entrar em contato com o pesquisador responsável, pelo e-mail alceureg@gmail.com ou pelo telefone/WhatsApp (11) 99419-0099.

*Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar .
 

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