São quatro oportunidades para trabalhar no Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas da Unicamp (foto: GCCRC/divulgação)

Pós-doutorado e treinamento técnico em edição genômica e genotipagem
24 de novembro de 2020

São quatro oportunidades para trabalhar no Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas da Unicamp

Pós-doutorado e treinamento técnico em edição genômica e genotipagem

São quatro oportunidades para trabalhar no Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas da Unicamp

24 de novembro de 2020

São quatro oportunidades para trabalhar no Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas da Unicamp (foto: GCCRC/divulgação)

 

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC) oferece uma vaga de pós-doutorado e outras três de treinamento técnico nível três (TT-3) – todas com bolsa da FAPESP. As inscrições devem ser feitas até 13 de dezembro de 2020.

O GCCRC é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O objetivo é desenvolver plantas adaptadas aos fatores de estresse associados às mudanças climáticas globais.

O bolsista de pós-doutorado trabalhará no desenvolvimento de um projeto que busca entender como a interação entre plantas e microrganismos beneficia as plantas em condições hídricas e nutricionais estressantes em ambientes naturais. Além de doutorado, são requisitos para a vaga: experiência em projetos de pesquisa na área de microbioma ou microbiologia; conhecimento sólido em técnicas de biologia molecular e genética; experiência em metodologias de isolamento, crescimento e manipulação de microrganismos; e histórico de publicações.

Já o selecionado para a primeira vaga de TT-3 participará de pesquisa voltada a incorporar novas tecnologias de edição genômica baseadas no sistema CRISPR/Cas ao pipeline do GCCRC. O bolsista deverá dar suporte ao time de “DNA Technology” do GCCRC, sobretudo nas etapas de desenho, clonagem e validação de vetores para edição genômica por CRISPR/Cas.

O candidato selecionado para a segunda vaga de TT-3 apoiará a realização de genotipagem e fenotipagem, auxiliando em diferentes processos do pipeline do GCCRC, nos experimentos de biologia molecular, no manejo de plantas transgênicas e com genoma editado em casa de vegetação.

E o bolsista escolhido para a terceira vaga participará ativamente de metodologias para isolamento microbiano a partir de espécies vegetais e solos coletados de ambientes naturais do Brasil. Para tanto, aplicará metodologias de microbiologia e biologia molecular, como extração de DNA e preparo de bibliotecas de sequenciamento genômico. Candidatos às três vagas TT-3 devem ter experiência em biologia molecular e clonagem. Conhecimento em pesquisa com plantas é desejável.

As inscrições devem ser feitas enviando currículo e carta de interesse para o e-mail gccrc@unicamp.br.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3969, www.fapesp.br/oportunidades/3970, www.fapesp.br/oportunidades/3982 e www.fapesp.br/oportunidades/3983.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.228,40 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar e sem vínculo empregatício. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso do interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.