ICMC Ao Vivo – Diálogos construtivos
21 de outubro de 2020

Bate-papos on-line do ICMC-USP discutirão os impactos das redes sociais, com base no documentário “O Dilema das Redes”

ICMC Ao Vivo – Diálogos construtivos

Bate-papos on-line do ICMC-USP discutirão os impactos das redes sociais, com base no documentário “O Dilema das Redes”

21 de outubro de 2020

 

Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP), irá inaugurar a série “ICMC Ao Vivo – Diálogos construtivos” amanhã (22) e sexta-feira (23/10), com os debates on-line “O Dilema das Redes: o que conecta as redes neurais artificiais e as redes sociais?” e “O Dilema das Redes: como fugir do controle da Matrix nas redes sociais?”.

Os dois primeiros bate-papos debaterão questões que aparecem no recém-lançado documentário O Dilema das Redes (2020), dirigido por Jeff Orlowski. Ao reunir ex-funcionários e executivos de empresas como Google, Facebook e Twitter, a produção tem atraído a atenção da mídia e de espectadores preocupados com as consequências do uso das redes sociais, incluindo o impacto do uso das ferramentas e técnicas de inteligência artificial.

No dia 22, às 19 horas, o convidado para o debate será o professor Moacir Ponti, do ICMC-USP. Ele contará como surgiram as chamadas redes neurais artificiais, explicará como elas são hoje utilizadas nas redes sociais e quais seus impactos na vida das pessoas, relacionando-os com trechos do documentário.

Já na noite de sexta-feira, 23 de outubro, também a partir das 19 horas, é a vez do professor Fernando Osório, do ICMC, abordar os dilemas das redes sociais. No bate-papo, ele contará como as informações que as pessoas fornecem possibilitam às máquinas conhecerem nossas preferências e se tornarem importantes instrumentos de persuasão.

Os dois bate-papos são gratuitos, abertos a todos os interessados, não demandam inscrições prévias e terão como mediadora a jornalista Denise Casatti, analista de comunicação no ICMC. Para participar, basta acessar o canal ICMC TV no Youtube ou acessar os links www.youtube.com/watch?v=O36e7mdH3bQ e www.youtube.com/watch?v=dg3etCO3hTc.

Os eventos estão inseridos no contexto da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece até 23 de outubro.

Mais informações: https://bit.ly/3jeFngi e https://bit.ly/3598M6g.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.