Imagem do Palácio de Friburgo, Recife, o primeiro observatório astronômico do Brasil, reproduzida do site do ICTP-SAIFR (foto: Frans Post/Instituto Itaú Cultural/SP)

Especial multimídia promove viagem interativa pela astronomia brasileira
23 de setembro de 2020

Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental, vinculado à Unesp, montou uma reportagem que mostra a trajetória da pesquisa astronômica no país

Especial multimídia promove viagem interativa pela astronomia brasileira

23 de setembro de 2020

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), centro de pesquisa vinculado ao Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), publicou no próprio site uma reportagem especial multimídia sobre a Astronomia no Brasil.

Com o apoio de sistemas interativos, o especial promove uma viagem pela história da astronomia brasileira e explora alguns dos grandes projetos científicos da área na atualidade. A reportagem está disponível on-line, no endereço outreach.ictp-saifr.org/astro/.

Episódios importantes da astronomia brasileira são apresentados na reportagem por meio de uma linha do tempo, que abrange desde registros de conhecimento do céu por povos indígenas do século 17 até a construção dos telescópios mais recentes usados na pesquisa científica atual.

Também é abordado, com destaque, a observação do Eclipse de Sobral: a expedição realizada em 1919, no interior do Ceará, que teve grande contribuição para a comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein e se tornou um marco na história da ciência.

A reportagem mostra ainda alguns dos grandes consórcios astronômicos internacionais dos quais o Brasil participa, como o Observatório Gemini, o Telescópio de Pesquisa Astrofísica do Sul (SOAR) e o Telescópio Gigante de Magalhães (GMT), e aborda vários temas de pesquisa da astronomia e astrofísica, como exoplanetas, radioastronomia, raios cósmicos, ondas gravitacionais, cosmologia, entre outros.

Além da colaboração de todos os pesquisadores entrevistados e citados na reportagem, o especial contou com a consultoria científica de Roberto Dell'Aglio Dias da Costa, astrônomo pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).