Aceleradores Cósmicos de Partículas
14 de julho de 2020

Convidada da próxima edição do Física em Casa é a professora Elisabete Dal Pino, do IAG-USP, vencedora do prêmio Claudia de 2017 para Mulheres na Ciência

Aceleradores Cósmicos de Partículas

Convidada da próxima edição do Física em Casa é a professora Elisabete Dal Pino, do IAG-USP, vencedora do prêmio Claudia de 2017 para Mulheres na Ciência

14 de julho de 2020

 

Agência FAPESP – “Aceleradores Cósmicos de Partículas: Buracos Negros e Jatos Supersônicos” é o tema da próxima edição do ciclo de palestras on-line “Física em Casa”, que acontecerá nesta quinta-feira (16/07). O ciclo é organizado pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR).

A professora Elisabete Dal Pino, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), discutirá quais são os processos que causam a aceleração de jatos supersônicos de gás, nos arredores dos buracos negros, e como é possível estudar essas partículas através da radiação eletromagnética que produzem.

Dal Pino foi vencedora do prêmio Claudia de 2017 para Mulheres na Ciência. A professora mostrará como mecanismos físicos tão distintos, como ondas de choque e a aniquilação de campos magnéticos, contribuem de modo similar para a aceleração de partículas.

O “Física em Casa” tem como objetivo promover a divulgação científica no período de isolamento. Nele, um físico convidado aborda alguma área da física de maneira acessível ao público geral, com espaço reservado para perguntas e interação com os espectadores.

Os encontros são quinzenais, ocorrem sempre nas quintas-feiras, às 19 horas, e são transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube SAIFR Divulga!.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/fisica-em-casa/

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.