O Instituto de Estudos Avançados apresenta réplicas de cinco espécies humanas que habitaram o planeta em comparação com o atual Homo sapiens (Nelson Niero Neto/IEA-USP)

Exposição na USP exibe réplicas de fósseis em instalação sobre evolução humana
10 de março de 2020

Exposição na USP exibe réplicas de fósseis em instalação sobre evolução humana

10 de março de 2020

Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) inaugurou no dia 27 de fevereiro de 2020 a exposição “Ocupação Hominínia”, sobre o processo evolutivo humano.

Aberta ao público, ela tem réplicas de seis hominínios e um painel com uma linha do tempo resumindo a evolução da nossa espécie. Hominínio é a expressão usada para identificar uma subtribo de primatas hominídeos cujo único sobrevivente é a espécie humana.

Viabilizada com recursos do IEA, a instalação tem como organizador e curador o paleoantropólogo Walter Neves, professor aposentado do Instituto de Biociências da USP. As peças foram produzidas pelo paleoartista Rogério Corrêa de Souza.

Os hominínios expostos são: Sahelanthropus tchadensis (viveu entre 6 e 7 milhões de anos atrás), Australopithecus afarensis (viveu entre 3,9 e 2,9 milhões de anos atrás), Homo habilis (viveu entre 2,6 e 1,5 milhões de anos atrás), Homo erectus (viveu entre 1,89 milhão e 100 mil anos atrás), Homo neanderthalensis (viveu entre 200 mil e 30 mil anos atrás) e o Homo sapiens (surgiu há 200 mil anos).

Entre todas as réplicas, o mais antigo ancestral humano é o Sahelanthropus tchadensis, cujo fóssil foi encontrado em 2001 no Chade, na África.

O painel da linhagem evolutiva é uma adaptação do painel “Hominid Evolutionary Tree” do Museu de História Natural de Londres, Inglaterra, e resume 7 milhões de anos de evolução.

A instalação é aberta ao público gratuitamente. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, no prédio do IEA, que fica na rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações em: https://bit.ly/3as8loM.