São duas vagas de pós-doutorado e uma de treinamento técnico; bolsistas vão atuar nas áreas de dendrocronologia, paleoclima e química (foto: Sten Porse / Wikimedia Commons)

Projeto Temático realizado na USP tem disponíveis três bolsas da FAPESP
21 de novembro de 2019

São duas vagas de pós-doutorado e uma de treinamento técnico; bolsistas vão atuar nas áreas de dendrocronologia, paleoclima e química

Projeto Temático realizado na USP tem disponíveis três bolsas da FAPESP

São duas vagas de pós-doutorado e uma de treinamento técnico; bolsistas vão atuar nas áreas de dendrocronologia, paleoclima e química

21 de novembro de 2019

São duas vagas de pós-doutorado e uma de treinamento técnico; bolsistas vão atuar nas áreas de dendrocronologia, paleoclima e química (foto: Sten Porse / Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático “PIRE: educação e pesquisa em clima das Américas usando os exemplos de anéis de árvores e espeleotemas (Pire-Create)”, conduzido no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP), oferece duas Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP e uma de Treinamento Técnico nível dois (TT-2). As inscrições devem ser feitas até 25 de novembro de 2019.

Uma das vagas de pós-doutorado é voltada a candidatos com experiência em dendrocronologia (método que permite estabelecer a idade de uma árvore com base nos padrões dos anéis em seu tronco) e anatomia do lenho de árvores de espécies tropicais e subtropicais, com ênfase na caracterização anatômica e da microdensidade dos anéis de crescimento. O bolsista vai participar de pesquisa que pretende reconstituir o clima de regiões do país a partir de registros dos anéis de crescimento e dados isotópicos de árvores e de espeleotemas.

Os interessados devem enviar e-mail para os professores Mario Tommasiello (mtomazel@usp.br) e Francisco Cruz (cbill@usp.br), anexando carta de intenção, curriculum vitae e pelo menos duas cartas de recomendação.

A segunda vaga de pós-doutorado é voltada a candidatos com experiência em estudos paleoclimáticos. É desejável experiência prévia em geoquímica isotópica e elementar e datação pelo método U/Th. Os currículos e pelo menos duas cartas de recomendação devem ser enviados para os e-mails dos professores Francisco Cruz e Nicolás Stríkis (strikis@gmail.com).

Podem se candidatar à oportunidade de treinamento técnico os alunos do último ano ou egressos de curso técnico em química, com facilidade em química analítica. O selecionado será treinado em uma rotina de laboratório de pesquisa voltado à análise isotópica com uso de espectrômetro de massa de fonte gasosa do tipo IRMS acoplado a dispositivos on-line de preparação de amostras do tipo GasBench II e Analisador Elementar.

Os interessados devem enviar o histórico escolar de conclusão do curso técnico em química e o currículo para Alyne Barros (alyne.barros@gmail.com).

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3296, www.fapesp.br/oportunidades/3297 e www.fapesp.br/oportunidades/3298.

A Bolsa TT-2 tem valor de R$ 878,00 mensais e é voltada para alunos de cursos técnicos de nível médio e superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, para dedicação de 16 a 40 horas semanais (o valor da bolsa a ser paga será proporcional ao número de horas semanais) às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.