São oferecidas quatro vagas em Projeto Temático que pretende traçar uma história transnacional da educação a partir do ano 1810; prazo de inscrição vai até 31 de outubro (Escola Normal de São Paulo, na Praça da República, em 1900; foto: Guilherme Gaensly / Wikimedia Commons)

Pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP com bolsas da FAPESP
24 de outubro de 2019

São oferecidas quatro vagas em Projeto Temático que pretende traçar uma história transnacional da educação a partir do ano 1810; prazo de inscrição vai até 31 de outubro

Pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP com bolsas da FAPESP

São oferecidas quatro vagas em Projeto Temático que pretende traçar uma história transnacional da educação a partir do ano 1810; prazo de inscrição vai até 31 de outubro

24 de outubro de 2019

São oferecidas quatro vagas em Projeto Temático que pretende traçar uma história transnacional da educação a partir do ano 1810; prazo de inscrição vai até 31 de outubro (Escola Normal de São Paulo, na Praça da República, em 1900; foto: Guilherme Gaensly / Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – Quatro Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP são oferecidas no âmbito do Projeto Temático “Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)”, conduzido na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). As inscrições devem ser feitas até 31 de outubro de 2019.

Uma das vagas é para o subprojeto “Fronteiras do discurso pedagógico: entre bibliotecas e salas de aula”. Nesse caso, o candidato selecionado deverá fazer o levantamento das obras pedagógicas pertencentes à biblioteca Paulo Bourroul.

A segunda vaga está vinculada ao subprojeto “A NEF no circuito sul-americano”. As atividades do bolsista incluem localizar documentos sobre as viagens de Ad Ferriere e Washburne à América do Sul e os periódicos educacionais criados ou associados pelos países sul-americanos à New Education Fellowship (NEF).

A terceira oportunidade é para o subprojeto “Classificações e Limites: o trânsito e a multiplicação dos diagnósticos entre as disciplinas, da psiquiatria e psicanálise à educação”. A pesquisa investiga de que modo as classificações e os diagnósticos oriundos da Psiquiatria e da Psicanálise estão presentes nos discursos educacionais.

O bolsista selecionado para a quarta vaga desenvolverá o subprojeto “História da Educação, Formação de professores e Diversidade (1980 aos dias atuais)”. As atividades incluem pesquisa em periódicos especializados da área de Educação publicados a partir da década de 1980. O objetivo é identificar como a questão da diversidade é tratada nesse material.

As inscrições para as quatro oportunidades poderão ser feitas enviando curriculum vitae, súmula curricular, carta de apresentação e duas cartas de recomendação para o e-mail, respectivamente, dos professores Carlota Boto (reisboto@usp.br), Diana Gonçalves Vidal (dvidal@usp.br), Ana Laura Godinho Lima (alglima@usp.br) e Paula Perin Vicentini (paulavicentini91@gmail.com).

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3156, www.fapesp.br/oportunidades/3157, www.fapesp.br/oportunidades/3158 e www.fapesp.br/oportunidades/3159.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

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