Programa de Física de Partículas
25 de setembro de 2019

Pesquisadores de vários países vão participar de workshops que serão realizados no Instituto de Física Teórica da Unesp, em São Paulo

Programa de Física de Partículas

Pesquisadores de vários países vão participar de workshops que serão realizados no Instituto de Física Teórica da Unesp, em São Paulo

25 de setembro de 2019

 

Agência FAPESP – O Programa de Física de Partículas organizado pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) ocorrerá entre os dias 30 de setembro e 30 de novembro de 2019, na sede do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo.

O objetivo é reunir pesquisadores de excelência na área de física de partículas e promover palestras e discussões em um ambiente colaborativo.

Paralelamente, mas também como parte da programação, o ICTP-SAIFR sediará workshops de temas relacionados à física de partículas no período.

O primeiro deles é o workshop sobre Determinação de Parâmetros Fundamentais de QCD, que será realizado de 30 de setembro a 4 de outubro. O evento discutirá os avanços e desafios na determinação dos parâmetros que descrevem a física das interações fortes e como cálculos mais precisos podem ser uma alternativa ao desenvolvimento de teorias além do Modelo Padrão.

Entre os dias 21 e 25 de outubro, ocorrerá o workshop sobre Universo Escuro, que abordará a cosmologia do Universo primordial, bariogênese e matéria escura, temas na fronteira do conhecimento de astrofísica atual. O evento busca estabelecer parcerias entre grupos de pesquisa internacionais e iniciativas brasileiras no estudo de cosmologia e física de partículas, focando em abordagens interdisciplinares.

Mais de 20 pesquisadores de todo o mundo confirmaram presença, entre eles: Geneviève Bélanger (Laboratoire de Physique Théorique, França), Karim Benakli (Sorbonne Université, França), Alexandra Carvalho (NICPB-Tallinn, Estônia) e Francesco D’Eramo (University of Padova, Itália).

Outra atividade prevista é o Simpósio em Memória a Eduardo Pontón, no dia 28 de outubro. Pontón era pesquisador do ICTP-SAIFR desde 2013 e faleceu em 13 de junho de 2019.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do ICTP-SAIFR. O endereço do IFT-Unesp é rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no IFT-Unesp.

Mais informações: www.ictp-saifr.org/ictp-saifr-program-on-particle-physics/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.